Dourados – MS domingo, 28 de abril de 2024
25º
UEMS - Pantanal
Bem-Estar

Significado espiritual de dores no corpo; entenda

17 Abr 2023 - 13h30Por Instagram Auto_conhecimento_2020oficial
Significado espiritual de dores no corpo; entenda -

Você sabe por que sentimos dor? No sentido biológico, as dores são manifestações de nosso organismo, que servem como um alerta.“EI, HÁ ALGO ERRADO AQUI, PRESTE ATENÇÃO!”

Aliás, a própria sensação de dor de cada pessoa se desenvolve a partir dos primeiros anos de vida. É quando você sofre as primeiras lesões e machucados, então o organismo reage e determina a sua “percepção” de dor.

Ou seja, é possível afirmar que a dor é uma sensação subjetiva e individual de cada pessoa. É por isso que vemos indivíduos com mais resistência a dores, enquanto outros sofrem com mínima reação do corpo.

Mas e quando estamos falando de dores no corpo e SIGNIFICADOS ESPIRITUAIS OU ENTÃO EMOCIONAIS ?

Mesmos nesses casos, a dor também serve de sinal de que HÁ ALGO “FORA DO LUGAR ”. E às vezes são até um pouco mais difíceis de serem compreendidas ou identificadas. Você precisa conhecer melhor sobre si mesma para decifrar essas dores!

PRINCIPAIS SIGNIFICADOS ESPIRITUAIS DE DORES NO CORPO :

DOR DE CABEÇA : Excesso de informações, pensamentos e emoções suprimidas, problemas afetivos.

DOR NO OMBRO : fortes sentimentos de responsabilidade e problemas para tomar atitudes.

DOR NAS COSTAS: falta de apoio moral e emocional.

DOR DE GARGANTA : Dificuldade em se expressar e muitas emoções reprimidas.

DOR NO DENTE : Problemas em tomar decisões e assumir responsabilidades.

DORES NOS RINS: Insegurança, pessimismo e angústia pessoal.
Dor de estômago: estresse, ansiedade, desespero e emoções negativas.

DOR DE BARRIGA: Preocupações, apreensão, ansiedade e estresse generalizado.

DOR DE OUVIDO: resistência a aceitar a verdade e ouvir coisas com as quais não concorda.

DOR NAS PERNAS: pensamentos, emoções ou pessoas que bloqueiam seu caminho.

DOR NO JOELHO: falta de flexibilidade, orgulho e dificuldade em aceitar ideias ou mudanças.

O QUE SÃO DORES PSICOSSOMÁTICAS ?

DENTRO DA VISÃO DAS DORES NO CORPO E SIGNIFICADOS ESPIRITUAIS, POR DIVERSAS VEZES, VOCÊ VAI ENCONTRAR O TERMO DORES PSICOSSOMATICAS”. MAS O QUE SERIAM ESSAS DORES ?
 

    • As costas são consideradas o pilar de nossa vida, o que nos sustenta e permite caminhar, seguir em frente. Então, quando a dor atinge essa região do corpo, significa que há bloqueios emocionais e espirituais que estão impedindo você de prosseguir. O medo de perder a liberdade é um exemplo comum.
      DOR DE GARGANTA

      Você já sentiu aquela sensação de precisar falar algo para alguém, mas não conseguir, como se houvesse algo entalado em sua garganta? Pois é, essa dificuldade de se expressar e exteriorizar as suas emoções em palavras pode causar a dor de garganta.

    • Nessa situação, o significado espiritual da dor de garganta pode ser compreendido com a ideia de tudo que guardamos para nós mesmos e evitamos falar aos outros, seja qual for o motivo. Às vezes, somos obrigados a “engolir o sapo”, e isso reflete na saúde de nossa garganta.

    • DOR DE DENTE
      Quão indecisa você é? Se não conseguiu se decidir se é muito ou pouco indecisa, então talvez a resposta seja mais clara do que imagina.

    • A questão é que o significado espiritual da dor de dente está associado às indecisões do dia a dia e em relação à vida em geral. Quanto mais indecisa, maior a pressão para definir algo, logo mais forte ou frequente será a dor nos dentes.

    • As orações e meditações possuem efeitos positivos e aumentam a motivação para tratamentos. Além disso, busque se valorizar mais e acreditar nas suas qualidades e conhecimentos, com a certeza de suas escolhas. Mesmo que erre, lembre-se que é por meio de nossos erros que aprendemos.

    • E, claro, não deixe de visitar o dentista ou um profissional de odontologia para manter a saúde bucal sempre em dia.

    • DORES NOS RINS
      Os rins são a morada da alma para a acupuntura, é entre eles que está a força vital. Por isso, estão relacionados fortemente com as suas emoções e espiritualidade, alterando as energias, conforme a duração e intensidade dos problemas renais que enfrenta.

    • 3 lembretes para lidar com a culpa
      O significado espiritual das dores nos rins costuma ser relacionado às emoções de insegurança, medo, pessimismo, confusão e angústia. Além disso, a dor nos rins também diz muito sobre os conflitos existentes nas suas relações.

      AS DORES PSICOSSOMATICAS SÃO AQUELAS COM GATILHOS EMOCIONAIS, DESPERTADAS POR SENTIMENTOS E PENSAMENTOS PROFUNDOS, QUE AFETAM A MENTE, O ESPÍRITO E O PRÓPRIO CORAÇÃO.
      SÃO CONFLITOS PSICOLÓGICOS E CONFUSÕES INTERNAS QUE ACABAM PROJETADAS EM FORMA DE DORES NO CORPO. A MELHOR FORMA DE MINIMIZAR OS DESEQUILÍBRIOS EMOCIONAIS QUE ALIMENTAM AS DORES FÍSICAS É O APOIO PSICOLÓGICO E O AUTOCONHECIMENTO.
    • Confira agora em detalhes o significado espiritual das dores no corpo!

    • DOR DE CABEÇA :

    • A dor de cabeça na região frontal, por exemplo, representa a teimosia de crenças e pensamentos limitantes dentro de você, seja para a área profissional ou social.
      Já quando as dores de cabeça começam na nuca e se espalham pelas têmporas ou ao lado dos olhos, a interpretação está direcionada para problemas afetivos e/ou familiares.

    • Em geral, podemos dizer que o significado espiritual da dor de cabeça se origina de energias negativas nas mais diversas situações cotidianas. Podem ser interpretadas também como excesso de informações, emoções suprimidas e inclusive baixa autoestima.

    • DOR NO OMBRO

    • Você já ouviu a frase “carregar o mundo nas costas”? Nesse caso, talvez seja nos ombros, mas a ideia continua a mesma: o significado espiritual da dor nos ombros está atribuído à constante responsabilidade de fazer tudo sozinha, inclusive aquilo que não cabe a você.

    • Além de estar sobrecarregada com as próprias tarefas e obrigações, quem tem dores nos ombros, com frequência, também se sente responsável pela vida ou trabalho de terceiros. Tudo isso somado ao medo de fracassar!

    • Outro significado que também reflete a dor nos ombros é a dificuldade de tomar atitudes e ações, em especial aquelas que necessitam de ajuda de amigos ou família.

    • Isso também serve para as dores nas costas, portanto, vale a pena ficar atenta, se você sente ambas.

    • DOR NAS COSTAS

      Assim como nos ombros, o significado espiritual da dor nas costas pode estar relacionada à falta de apoio emocional, moral e espiritual. No entanto, nesse caso, temos um significado que vai mais a fundo nessas questões.

    • A dificuldade de concordar com novas ideias e situações que tiram você de sua zona de conforto acaba nas articulações dos seus joelhos, expondo você à sua falta de flexibilidade.

    • Em um segundo momento, o significado espiritual da dor no joelho também pode sim estar ligado à sobrecarga emocional, em particular no trabalho, dentro da própria família ou devido a um coração partido.

    • Procure ajuda médica
      Embora às vezes parte das dores no corpo possam ter tais significados espirituais descritos ao longo deste artigo, isso não muda o fato de que procurar ajuda médica profissional é super recomendado.

    • Como o velho ditado nos recomenda: a prevenção continua sendo o melhor remédio. E o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento de qualquer eventual problema de saúde!

    • E se suas dores tiverem mesmo significados espirituais ou emocionais? ENTÃO PROCURAR AJUDA PSICOLÓGICA É OUTRA ALTERNATIVA PARA LIDAR COM AS DIFICULDADES E QUESTÕES AFETIVAS QUE VOCÊ ESTEJA ENFRENTANDO ATUALMENTE.

    • Conclusão
      É possível notar que são diversos os significado espiritual das dores no corpo, conforme a região afetada. Aprender controlar as próprias emoções é um bom primeiro passo em busca da saúde física, emocional e espiritual.

    Quando vem de alguém por quem já não temos tanto consideração, pode ser pior aindA forma mais adequada de lidar com isso é abrir o coração e a mente para opiniões diferentes. Aceitar não somente as diferenças das outras pessoas, mas também que não pode controlar o que elas falam, por mais que você discorde.
    • DOR NAS PERNAS
      Se são as costas que simbolizam o pilar da vida, então as pernas possibilitam caminhar em direção ao nosso propósito. São elas que nos movem para onde desejamos ir, em busca do sonho que queremos alcançar.

    • Pensamentos ou emoções que bloqueiam esse caminho tendem a causar dores nas pernas. Em certas situações, até outras pessoas podem estar impedindo você de chegar ao seu destino, e isso reflete se em suas pernas também.

    • O significado espiritual da dor nas pernas pode mudar, pois depende de a dor ser na parte superior ou inferior:

    • Coxas (parte superior): sofrimentos e traumas que vão desde a infância até os dias mais recentes. São as mágoas do passado que ainda afetam o presente e a impedem de ver com clareza o caminho que deve seguir.

    • Pernas (parte inferior): trazem conflitos e dúvidas em relação ao futuro. É a parte inferior das pernas que articulam e permitem que a gente se mova. A dor nessa região representa o medo do que pode acontecer, ameaças que possam bloquear seu caminho em direção ao que se pretende alcançar.

    • Pensamentos desalinhados e fora de ordem acabam gerando essa luta interna a tal ponto que as suas pernas podem enfraquecer e as dores se tornarem mais comuns.

    • DOR NO JOELHO

      Você costuma ser uma pessoa flexível e adaptável a mudanças? Aceita com facilidade ideias diferentes das suas?
      Se a resposta for “não”, então é provável que seja essa a origem de suas dores no joelho. Elas indicam um orgulho bem forte de pessoas que não aceitam as circunstâncias e mudanças habituais que a vida apresenta.

  • A dor de ouvido também vem da dificuldade de aceitar o que as pessoas têm a dizer para você, ou seja, “ouvir verdades” que possam doer. Nesse caso, pode doer o ouvido também.
    • Por exemplo, as próprias pedras no rim têm um significado espiritual consequente da dificuldade em se relacionar romanticamente com um novo parceiro. Esse bloqueio se deve ao apego ao passado e mágoas em relacionamentos antigos. E é preciso aprender a perdoar o seu próprio passado.

    • DOR DE ESTÔMAGO
      Dizem que o intestino é o nosso segundo cérebro no corpo. Mesmo sendo um segmento diferente, podemos considerar que o estômago segue essa mesma linha quando analisamos o seu significado espiritual e emocional.

    • A gastrite, por exemplo, já foi comprovada cientificamente estar ligada a emoções negativas, sobretudo a ansiedade e o estresse. Na maior parte dos casos, a falta de controle emocional se reflete em problemas no estômago.

    • O significado espiritual da dor de estômago representa a incerteza que você enfrenta. Além disso, há o excesso de conflitos dentro de si mesma e a falta de esperança no futuro.

    • Por exemplo, a úlcera estomacal costuma surgir quando há fortes sentimentos de inferioridade, insegurança, irritação e medo.

    • DOR DE BARRIGA
      O significado espiritual da dor de barriga é bastante parecido com o da dor de estômago. Porém a dor de barriga costuma ter significados mais amplos, pois depende exatamente do local onde dói.

    • É comum que a dor de barriga seja por problemas no próprio estômago, mas também pode estar no intestino, rins, apêndice, trato urinário, entre outros.

    • De qualquer forma, o significado espiritual dessas dores no corpo ou problemas continuam relacionados aos fatores emocionais, como estresse e ansiedade novamente.
      Saber com precisão a região onde dói pode ajudar você a compreender as melhores formas de lidar com seus sentimentos e conflitos internos.

    • DOR DE OUVIDO
      O significado espiritual da dor de ouvido pode ser associado a dois principais fatores: a raiva de ouvir algo que não queremos e a negação, ou seja, a dificuldade de aceitar alguma verdade.

    • A raiva pode vir tanto de situações cotidianas quanto de momentos mais específicos. É aquele momento em que palavras que nos fazem perder o equilíbrio por qualquer motivo que seja.

    • Muitas são as técnicas que podemos usar para tratar a dor psicossomática. Inicialmente identificamos o problema, nem sempre é fácil, mas como mostrei acima, alguns dados são bastante relevantes, e nos norteiam.

      Na dor psicossomática, nem sempre podemos tratar tudo de uma vez, mas vamos aos poucos. E aos poucos os problemas vão sendo expostos e tratados.

      Florais de Bach, Aromaterapia, Cristaloterapia, Reiki, são exemplo de técnicas que têm por ideia principal trocar a energia/ vibração. Ou seja, trocar o sentimento negativo e trazer o positivo para fora, reequilibrar a energia dos chakras (centros energéticos do corpo), tratar as dores mais profundas como traumas, medos, angústias entre muitos outros. 

      Auriculoterapia, Reflexologia Podal, Cromoterapia, Ventosaterapia, Reiki, por exemplo, fazem com que a energia volte a circular, uma vez que sua estagnação causa dor, levando também ao reequilíbrio.

      Vou ressaltar que o mundo das terapias naturais é vasto e estou aqui apenas dando alguns poucos exemplos, explicando em pouquíssimas palavras o que cada uma destas técnicas pode fazer.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mercado global de suplementos alimentares deve ultrapassar US$ 252 bilhões em 2025
Bem-Estar

Mercado global de suplementos alimentares deve ultrapassar US$ 252 bilhões em 2025

23/04/2024 15:30
Mercado global de suplementos alimentares deve ultrapassar US$ 252 bilhões em 2025
Banheiro dos sonhos: 4 truques para deixar o cômodo brilhando
Bem-Estar

Banheiro dos sonhos: 4 truques para deixar o cômodo brilhando

11/04/2024 18:15
Banheiro dos sonhos: 4 truques para deixar o cômodo brilhando
Você sabia? Troca de travesseiros é essencial para uma boa noite de sono
Bem-Estar

Você sabia? Troca de travesseiros é essencial para uma boa noite de sono

09/04/2024 14:00
Você sabia? Troca de travesseiros é essencial para uma boa noite de sono
Entenda como jogar tênis ajuda no combate à ansiedade
Bem-Estar

Entenda como jogar tênis ajuda no combate à ansiedade

08/04/2024 15:30
Entenda como jogar tênis ajuda no combate à ansiedade
A Ressurreição em Nós
Poesia de Louvor

A Ressurreição em Nós

29/03/2024 10:45
A Ressurreição em Nós
Últimas Notícias