Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
22º
UEMS - Pantanal
Dourados

Multidão recorre à caravana da saúde em busca de oftalmo

14 Abr 2016 - 10h01
Mais de mil pessoas compareceram ao Jorjão na manhã desta quinta-feira
Fotos: Flávio Verão - Mais de mil pessoas compareceram ao Jorjão na manhã desta quinta-feira Fotos: Flávio Verão -
A procura por consulta oftalmológica é grande na Caravana da Saúde, iniciada na manhã desta quinta-feira (14) em Dourados. Mais de mil pessoas foram até o complexo Jorge Antônio Salomão em busca de atendimento.

Neste primeiro dia de caravana estão sendo feitos apenas procedimentos oftalmológicos. Para conseguir consulta nesta especialidade, basta o interessado ir até o local com documentos pessoais. Os demais procedimentos serão realizados para aqueles pacientes que agendaram consulta pelo posto de saúde.

A dona de casa Rosana Viegas, 54 anos, chegou às 7h10 no Jorjão, passou por triagem e aguardava pelo atendimento até às 9h30. "Espero passar pelo médico até o fim da manhã", disse ela, que sofre de catarata.

Pessoas com mais idade são atendidas primeiro, bem como de acordo com o caso de gravidade. Muita gente que procurou o Jorjão veio de municípios da região, como Sebastião Marques, 61 anos, do assentamento Itamarati, em Ponta Porã. Ele também tem problema de catarata, doença que provoca diminuição progressiva da visão.

Caravana

Pelo menos,14 mil consultas nas mais diversas áreas serão feitas durante a caravana, que vai até o dia 26 de abril, além de 5,5 mil cirurgias gerais e oftalmológicas e 6 mil exames. A realização é do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Dourados.

Com exceção da oftalmologia, o usuário não deve procurar direto a caravana. A Secretaria Municipal de Saúde realiza o agendamento e entra em contato com o paciente que será atendido durante o evento. A Secretaria alerta à necessidade do usuário, principalmente aquele que aguarda por procedimentos, manter seus dados atualizados junto aos órgãos de saúde.

O agendamento feito pelo município obedece a ordem de prioridade estabelecida no Sisreg (Sistema Nacional de Regulação), levando para o evento aquelas pessoas que já estavam na fila do SUS (Sistema Único de Saúde) aguardando atendimento.

Deixe seu Comentário