
O problema foi apontado pelo Conselho Institucional de Segurança Pública de Dourados (Coised) durante reunião na última sexta-feira com o secretário de Segurança Pública José Carlos Barbosa.
De acordo com o Conselho, o problema maior acontece nos finais de semana, quando as linhas ficam congestionadas devido ao alto número de ligações. Por mês são mais de 2 mil ligações ao serviço 190.
Em Campo Grande o problema se repete. Com mais de 135 mil ligações por mês, apenas 30% chega até o conhecimento da PolÃcia Militar. Em Dourados, o secretário de Segurança Pública disse que vai se reunir com os responsáveis pelas operadoras em mato Grosso do Sul para cobrar providências. Conforme as forças policiais a empresa atende ainda por sistema analógico.
Além do problema telefônico, a PM tem déficit de 150 policiais militares e mais de 40 viaturas, entre carros e motocicletas. Pelos números apresentados, a cidade de Dourados tem 1 policial a cada 1.030 habitantes. Em comparação com o Ãndice populacional, Dourados está em desvantagem a batalhões de outros municÃpios. Em Três Lagoas, por exemplo, há 1 policial a cada 696 habitantes; em Ponta Porã, há 1 policial a cada 732 e em Naviraà há 1 policial a cada grupo de 463 pessoas.