Dourados – MS domingo, 05 de julho de 2020
Dourados
28º max
15º min
Pets

Indefinida a reativação das lombadas

30 Jun 2011 - 22h08
Condutores têm dificuldade em visualizar lombada na curva da Coronel Ponciano - Crédito: Foto: Hedio Fazan/PROGRESSOCondutores têm dificuldade em visualizar lombada na curva da Coronel Ponciano - Crédito: Foto: Hedio Fazan/PROGRESSO
Flávio Verão


DOURADOS – Ainda esta indefinida a reativação das lombadas eletrônicas em Dourados. Acordo entre governo do estado, Prefeitura de Dourados e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), há duas semanas, havia decidido que voltariam a funcionar a partir de hoje. Isso não aconteceu. Na última semana os equipamentos passaram por inspeção e tiveram a luz de alerta desligada. Desde abril, quando foram desativadas, as lombadas só não registravam a velocidade dos veículos.

A indefinição dos aparelhos estaria relacionada a falta de entendimento sobre quem iria administrar o sistema. A intenção da prefeitura é a de municipalizar os aparelhos, de forma que a cidade receba parte das multas aplicadas aos condutores infratores. Esse impasse ainda não estaria resolvido, motivo pelo qual os aparelhos continuam desligados.


De acordo com o secretário de governo da Prefeitura de Dourados, José Jorge Filho, não dá pra se falar quando as lombadas voltarão a funcionar. “Uma coisa é certa. Hoje elas não serão ativadas”, garantiu o secretário.

Segundo ele, ainda falta definir alguns detalhes para fechar o contrato.
No antigo convênio, as lombadas eram administradas pela empresa paranaense Perkons S/A e o Detran. Os equipamentos instalados na cidade continuam a ser de propriedade da empresa. Em março deste ano a Perkons esteve envolvida em um escândalo de suposta “máfia de multas” no Rio Grande do Sul. O caso foi denunciado pelo programa “Fantástico, da Rede Globo.




Reavaliação

A ativação dos aparelhos em Dourados está sendo tratado como um processo criterioso, segundo o secretário José Jorge Filho. Ele não disse se todos voltarão a funcionar. Quando foram desligados, havia uma proposta de retirada de alguns aparelhos, a exemplo do que fica na Rua Coronel Ponciano, ao lado do cemitério municipal. O equipamento está em uma curva e dificulta a sua visualização por parte dos condutores.



O secretário informou que o Detran já fez um estudo sobre a viabilidade das lombadas. “A prefeitura está agora fazendo um análise desse trabalho”, ressaltou. Levantamento do Detran mostra que a instalação dos redutores eletrônicos tem cumprido a função de educar os motoristas a respeitarem os limites de velocidade estabelecidos para os pontos de trânsito onde estão instalados. O número de acidentes reduziu em 30% em relação ao que ocorria antes do emprego da fiscalização com esses equipamentos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Adoção de animais domésticos é opção em meio ao isolamento social
Adoção de Pets

Adoção de animais domésticos é opção em meio ao isolamento social

28/05/2020 15:31
Adoção de animais domésticos é opção em meio ao isolamento social
Últimas Notícias