No Evangelho narrado por João, esta frase nos reporta à fala de Maria, Mãe de Jesus, quando no contexto das Bodas de Caná faltou o vinho, elemento precioso nas festas de casamento do povo hebreu. Maria interpela o Filho que no momento parece não estar consciente que chegara a hora de manifestar publicamente a sua missão, inicialmente realizando a transformação da água em vinha.
Jesus, o Filho, precisava estar em comunhão com o Pai, por isso, diz: “ainda não chegou minha hora”, não querendo realizar nada sem a sua chancela. A Mãe sabia ser importante fazer só o que Jesus desejasse, assim, é necessário “fazer o que ele disser”. Na vida cristã, vale realizar em nós o que Deus pensou para o nosso bem e o bem que devemos fazer aos irmãos. Essa é nossa vocação: fazer a vontade de Deus!
Com este lema: Fazei tudo o que Ele vos disser (Jo 2,5), o novo bispo de Dourados, hoje ainda Monsenhor Henrique, a partir da noite de sábado, Dom Henrique, se propõe a caminhar com todos da Diocese de Dourados. O lema de um bispo diz muito sobre seus propósitos; não posso interpretar o coração de Dom Henrique, mas penso que há um convite explícito ao clero e ao povo, para que todos nos comportemos como Maria, disponíveis a ouvir a voz de Jesus. Antes de optarmos por projetos pessoais, faz-se indispensável saber se a vontade de Deus prevalecerá sobre a nossa.
Fica-nos a viva esperança, baseada na frase evangélica escolhida por Dom Henrique, a Igreja de Dourados se esmerará na busca constante de pautar sua caminhada tendo como meta o desejo de fazer a vontade do BOM PASTOR.
Não sabendo também interpretar o coração de todos os diocesanos, mas ousando fazê-lo a partir da escuta de alguns, a chegada do novo bispo é um presente de Deus para esta Igreja Particular. A Igreja está atenta às necessidades do povo na sua diversidade, a nomeação deste homem de Deus e não de outro, certamente foi fruto da escuta da voz de Deus, feita pelos encarregados (Núncio, Congregação dos Bispos e o próprio Papa Francisco) que quiseram fazer aquilo que o Senhor lhes indicou.
Da parte de cada fiel desta Diocese, deve haver a disponibilidade de acolhê-lo e ajudá-lo no seu Ministério. O primeiro momento para manifestar o nosso desejo de fazer (nós e o bispo) o que o Senhor nos disser é estarmos juntos com ele - sábado, dia 30 de janeiro, às 17h30 em frente da Catedral Nossa Senhora da Conceição, para participar da festa da Igreja Diocesana que recebe o seu novo pastor. Será o momento de render graças a Deus que não desampara seus filhos.
Seja bem-vindo Dom Henrique, que o senhor sinta-se bem entre nós, que possamos proporcionar ao seu episcopado muitas alegrias e igualmente ouçamos dos seus lábios o que ouvimos de Dom Alberto e de Dom Redovino, que expressaram diversas vezes que os melhores anos de suas vidas passaram “nesta terra de todos os povos”.
Obs: quem desejar acompanhar pela TV, acesse www.canalboavida.com.br, inclusive no celular. Também as rádios católicas da Diocese farão a transmissão simultânea.
Pároco da Catedral de Dourados, MS. e-mail: [email protected]