Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
32º
UEMS - Pantanal
Arte

Março abre nova temporada de exposições

20 Jun 2016 - 07h00
Mostra Subúrbio traz ao Marco, o olhar sutil e poético do fotógrafo carioca Bruno Veiga, um dos convidados para a temporada. - Crédito: Foto: DivulgaçãoMostra Subúrbio traz ao Marco, o olhar sutil e poético do fotógrafo carioca Bruno Veiga, um dos convidados para a temporada. - Crédito: Foto: Divulgação
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza em sua unidade, o Marco-Museu de Arte Contemporânea, a 2ª Temporada de Exposições 2016, amanhã, terça-feira (21), às 19h30. A 2ª Temporada conta com duas mostras: Subúrbio, fotografias de Bruno Veiga (Rio de Janeiro/RJ) e Formas D’água – Reflexão por Transparência, pinturas de Patrícia Claro (Santiago/Chile).


A mostra, Subúrbio traz ao Marco o olhar sutil e poético do fotógrafo carioca Bruno Veiga, que transforma, com sensibilidade, imagens em fotografias dialogando com o trivial do cotidiano da periferia carioca. Segundo Carlos Bertão, curador da exposição, "Engana-se quem pressupõe que a mostra é regional e que retrata algo peculiar e restrito ao Rio de Janeiro e ao seu entorno, muito pelo contrário, as imagens expostas poderiam ter sido captadas em subúrbios de qualquer outra cidade brasileira. Como cada um de nós traz um pouquinho de subúrbio na alma ouso afirmar que todos que visitarem a exposição, venham de onde vierem se identificarão com muitas das imagens expostas e nelas encontrarão um pedacinho de si mesmo. Em 2013, recebeu o prêmio Fotografias Ensaios e tem três livros publicados que mostram parte de sua obra. No dia 22 de junho, Bruno participa de duas visitas mediadas à exposição no Marco, a primeira às 09h00 e a segunda às 14h00. Às 18h30 também no dia 22 de junho, acontecerá uma mesa redonda com participação da crítica de arte Maria Adélia Menegazzo, o professor Rafael Maldonado (UFMS), para discutir o tema "Fotografia Contemporânea", com a mediação do curador Carlos Bertão, no SESC Morada dos Baís. O evento será precedido pelo lançamento, do livro de Bruno Veiga, Subúrbio, que contém fotografias da série de mesmo nome, exposta no MARCO. Com curadoria de Rafael Raddi e Xenia Bergman, a exposição, Formas D’água – Reflexão por Transparência, pinturas da artista chilena, Patrícia Claro, traz o resultado da sua residência realizada com o auxílio do ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, em que a artista pesquisou o famoso ecossistema de Bonito, culminando na série Águas Perdidas. Patrícia escolheu fixar o interesse da sua representação nas chamadas Lagunas Perdidas, nome dado a este lugar quase virgem e que fundamenta parte de seu objeto de estudo. Aqui ela se depara pela primeira vez com um rio que não está situado no Chile e que provém do Aquífero Guarani, o maior manancial de água subterrânea do mundo. Estas lagunas ostentam uma profundidade e transparência que chegam a ser, ao dizer da artista, um verdadeiro mosaico com capacidade extrema de absorver e recriar camadas aquosas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Bebês e Crianças

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

12/03/2024 12:45
Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
Solidariedade

Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial

08/02/2024 16:00
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Agropecuária

Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

07/02/2024 19:45
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Últimas Notícias