Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
24º
UEMS - Pantanal
Bebês e Crianças

Grupo Acaba comemora 50 anos com nova antologia

14 Mar 2016 - 06h00
Grupo Acaba, que está preparando disco com 50 músicas para comemorar meio século de atividade na cultura sul-mato-grossense. - Crédito: Foto: ArquivoGrupo Acaba, que está preparando disco com 50 músicas para comemorar meio século de atividade na cultura sul-mato-grossense. - Crédito: Foto: Arquivo
O Grupo Acaba – Associação dos Compositores Amigos do Bairro Amambaí – de Campo Grande, está comemorando este ano 50 anos de atividades. A sua formação tem o propósito de divulgar os ritmos pantaneiros e de Mato Grosso do Sul, pesquisados por seus integrantes e que se consolidou como uma das mais atuantes nos festivais universitários nos anos 70, com a gravação de 50 músicas e participação de diversos artistas convidados.


Um dos fundadores do Acaba e seu integrante até hoje, Moacir Lacerda, esteve visitando emissoras e redações para divulgar o novo projeto do grupo que está em estúdio para produzir a antologia comemorativa ao meio século de existência, a coleção inédita "Pantanal – Nascentes, Rio e Vertentes", que vai marcar as cinco décadas de criatividade e atividade da banda.


Segundo o diretor da TV Educativa, jornalista Bosco Martins, o projeto do Acaba é de grande importância para o registro de uma época, classificou o grupo como uma enciclopédia do Estado e de abrangência universal. "Esse trabalho é uma contribuição para a humanidade, não somente Mato Grosso do Sul", destacou Bosco Martins.


O compositor, músico e escritor Rodrigo Teixeira, que acompanha a trajetória musical do Acaba e de outros nomes da música e da cultura sul-mato-grossense, explica que o Grupo Acaba volta a gravar um disco depois de 15 anos sem entrar em estúdio.


"Serão mais de 50 músicas registradas, com dezenas de convidados, reunindo uma grande variedade de talentos sul-mato-grossenses", afirmou Rodrigo, destacando que o lançamento do novo disco está programado para dia 21 de setembro, em Campo Grande. Para Rodrigo Teixeira, além do disco, o grupo prepara um documentário e videoclipe e ainda um livro tratando da carreira e dos temas utilizados em suas canções. "Vamos destacar o Pantanal Sul, o Pantanal que fica em Mato Grosso do Sul e que é nossa maior riqueza", destaca Moacir.


O Grupo Acaba tem um legado musical para a região Centro-oeste, destacando em suas canções a necessidade de preservação do meio ambiente, principalmente da fauna pantaneira e do cerrado, constituindo-se nas primeiras vozes a defenderem o ecossistema de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.


O Grupo Acaba é atualmente integrado por Adriano Praça de Almeida, na flauta, sax, voz e efeitos; Alaor Pereira de Oliveira, compositor, violão e voz; Antônio Luiz Porfírio, compositor, baixo acústico e voz; Eduardo Lincoln Gouveia, na bateria, voz e efeitos; Francisco Saturnino Lacerda Filho, compositor, percussão e voz; Jairo Henrique de Almeida Lara, compositor, violão e voz; José Charbel Filho, compositor, violão, viola e voz; Moacir Saturnino de Lacerda, compositor, percussão e voz e Vandir Nunes Barreto, compositor, violão, craviola e voz.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Bebês e Crianças

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

12/03/2024 12:45
Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
Solidariedade

Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial

08/02/2024 16:00
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Agropecuária

Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

07/02/2024 19:45
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Últimas Notícias