Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
32º
UEMS - Pantanal
Bebês e Crianças

Apresentações na Capital incluem dois espetáculos e oficina

19 Mai 2011 - 06h45
Apresentações na Capital incluem dois espetáculos e oficina  -
O grupo de dança Contato de Goiânia se apresenta na próximo sábado e domingo, ás 20h, no Teatro Prosa do Sesc Horto, os espetáculos “Mulheres de Francisco” e “Autêntico”. O projeto “Contatos em Trânsito” é uma iniciativa que está em circulação pelo país, por meio do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna e recebe o apoio da Fundação de Cultura do Estado.

O espetáculo “Mulheres de Francisco”, que será encenado no sábado, no Sesc Horto é baseado na obra do cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda e enfoca a mulher em vários de seus arquétipos. A montagem coreográfica desce a detalhes para mostrar a beleza das composições feitas por ele em tributo à mulher. O objetivo do grupo é traduzir as canções de Chico Buarque em movimentos e interpretação cênica, dotados de uma linguagem contemporânea da dança e dividido em cinco momentos.

Em contato com toda a discografia do compositor, a professora e coreógrafa Janaina Romão, procurou referências bibliográficas que tratavam da alma feminina do poeta e durante essa pesquisa inicial optou por um olhar psicanalítico e por determinadas canções e temáticas que definiram o roteiro. Em seguida essa pesquisa foi apresentada aos bailarinos que participaram dos estudos de movimentos e narrativas dançantes para as temáticas apresentadas.

No domingo, o espetáculo “Autêntico” é parte viva dos estudos da coreógrafa Janaina Romão, sobre a teoria crítica da escola de Frankfurt, que apresenta um olhar para a cultura de massa gerada pela indústria cultural. Uma análise das artes mediante a essa realidade imposta pela indústria e principalmente da autenticidade das coisas, citada pelos autores da teoria como caminho possível para a libertação das amarras da indústria cultural.

A partir da seguinte pergunta – “seria possível algo autêntico nos dias de hoje?” – a coreógrafa construiu dois momentos. O primeiro é altamente dominado por execuções de movimentos perfeitos e permeados de informações como falas, músicas e sons. No segundo momento, é deixada uma brecha para que os bailarinos procurem sua autenticidade no corpo-intérprete. Seria possível um trabalho artístico autêntico, já que o mesmo também é mantido pela indústria e se mostra como mercadoria que precisa ser aceita? Essa temática foi o ponto de partida da pesquisa coreográfica.

Os ingressos para “Mulheres de Francisco” e “Autêntico” custam R$ 14 (inteira) e R$ 7 (mediante apresentação de carteirinha).

No domingo das 10h ás 12h, o grupo Contato vai ministrar no Sesc Horto, a oficina “Contatos em Trânsito”. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected].
Extensões
Formado em 2005, o grupo Contato de Goiânia, é dirigido pela professora e coreógrafa Janaina Romão. Centrando seu foco de atenção na pesquisa do movimento, a companhia discute novas formas de relacionar a dança com outras linguagens diferentes. Em sua busca pela síntese do movimento e da dramaturgia do gesto, são realizadas pesquisas sobre as ideias que permeiam o corpo buscando novos horizontes por meio da experimentação.
O elenco do Contato é formado pelos bailarinos Carol Barros, Gabriel Côrtes, Fernanda Mendonça, Jéssica Canuto, Ludmilla Stival, Maria Célia de Brito, Paola Pignataro, Stéfanie Moreira e Vinícius Pereira. A ensaiadora é Carol Barros, iluminação de Wanderson Ferreira e os figurinos são de Célia Romão.
O projeto “Contatos em trânsito” apresenta uma realização de intercâmbio entre agentes da dança em diversas cidades do país. O objetivo é promover a construção de idéias e produtos e a formação de artistas cidadãos se delineando através da apresentação de peças teatrais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Bebês e Crianças

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

12/03/2024 12:45
Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
Solidariedade

Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial

08/02/2024 16:00
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Agropecuária

Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

07/02/2024 19:45
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Últimas Notícias