Dourados – MS sexta, 14 de agosto de 2020
Dourados
31º max
17º min
Segurança e Saúde JBS
Atenta

Barbosinha: “A Missão”

30 Mar 2016 - 06h00
O fato do deputado estadual José Carlos Barbosa (PSB) ter decidido se licenciar da Assembleia Legislativa para encarar a missão de assumir a Secretaria de Justiça e Segurança por um lado, deixa Dourados com um deputado a menos, pois em seu lugar assume o Coronel Davi de Campo Grande.


##### Sempre cobrou


Mas por outro como ele sabe muito bem da carência que a segunda cidade sempre teve em seu efetivo policial tanto na Civil como na Militar, esses reforços para Dourados podem ser agilizados por Barbosinha. Cidades bem menores como Fátima do Sul sempre foram mais valorizadas que Dourados quando o assunto é Segurança Pública. Ele sempre cobrou isso. Agora terá mais facilidade para efetivar suas cobranças enviadas via Assembleia Legislativa.

##### Zé e Zé


Recentemente inclusive os deputados estaduais José Carlos Barbosinha e Zé Teixeira voltaram a defender a necessidade da instalação de um novo distrito policial em Dourados, com aumento de efetivo e de equipamentos. A unidade integrada de policiamento, com policiais civis e militares, atenderia toda a região do Grande Parque, reforçando na cidade.

##### 3º Distrito


Zé Teixeira e Barbosinha realizaram uma reunião com o delegado-geral da Polícia Civil, Roberval Rodrigues, para discutir a possibilidade de criar o 3º Distrito Policial nas proximidades dos bairros Parque das Nações II, Guaicurus e Joquei Club, que compõem a região. O encontro foi realizada na Assembleia Legislativa.

##### A região


"Entendemos que somente com a criação do distrito será possível aumentar a segurança dos moradores. A região se desenvolveu bastante e o crescimento traz a necessidade de melhorar o atendimento à população", explicou na época, Barbosinha. Em outro trecho ele afirmou: "Estamos sensibilizando a todos os envolvidos para que atendam a esta reivindicação mais do que justa da população de Dourados", completou Barbosinha.

##### Critério político


O critério político do quantitativo policial sempre prejudicou Dourados que no passado já teve cinco distritos policiais e agora tem apenas dois. As delegacias sendo transformadas em cadeias públicas, a superlotação da PED e uma série de outros pontos que devem ser encarados como prioridade. Quem sabe agora com Barbosinha na Sejusp as coisas comecem a favorecer Dourados embora ele sendo secretário tem o dever de trabalhar por todo o estado e não apenas pela segunda cidade de Mato Grosso do Sul.

##### Lado político


Analisando politicamente no caso de Barbosinha, Dourados não perde somente um deputado estadual, perde também um forte candidato a prefeito que despontava como um dos nomes respeitados da política sul-mato-grossense e que nestes tempos de crise moral e ética poderia dar trabalho nas urnas, em virtude até das exigências de requisitos de caráter por parte do eleitor daqueles que se propõem a representar bem o povo nesta crise também de representantes políticos.

##### Do projeto


Embora preparado para administrar Dourados, Barbosinha preferiu atender a um chamado do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). "Resolvi abdicar do projeto de disputar a Prefeitura de Dourados e temporariamente de deputado estadual para aceitar esta missão", comentou o parlamentar.

##### Boa relação


Além de ser um pedido do governador, justificou Barbosinha, o encaminhamento resulta da boa relação que mantém com Maluf. O atual secretário, que por sua vez, tem de se desligar da pasta por ser procurador de Justiça do MPE (Ministério Público Estadual) e, em entendimento recente, o STF (Supremo Tribunal Federal) vetou que membros de Ministério Público ocupem cargos do Poder Executivo. Em seu lugar assume à cadeira na Assembleia Legislativa o suplente Carlos Alberto Davi dos Santos (PSC), coronel da Polícia Militar e ex-comandante da corporação.

##### E a CPI?


O deputado estadual José Carlos Barbosa é presidente da CCJ e também da CPI dos Combustíveis idealizada por ele para investigar o que estaria por trás dos altos preços dos combustíveis em Mato Grosso do Sul em comparação a outros estados da Federação. Barbosinha ficou de falar com o colega Beto Pereira (PSDB) para substituí-lo na presidência da CPI que está em andamento.

##### Primeira cartada


Esta conversa de que o PMDB está fora do governo é provisória. Porque em breve o PMDB irá assumir de vez o governo com Michel Temer na presidência. E a primeira cartada foi dada ontem com a decisão de rompimento do PMDB com o PT de Dilma/Lula.

##### Segundo vice


O anuncio oficial de rompimento foi feito ontem pelo segundo vice-presidente do Senado e um dos principais nomes do PMDB, Romero Jucá (RR), após a aprovação, por aclamação, do rompimento do partido com o governo Dilma Rousseff, depois de mais de dez anos de aliança com as gestões petistas. A decisão foi tomada em um dos auditórios da Câmara, com mais de cem representantes do diretório nacional, aos gritos de "fora, PT!".

##### E agora?


"A partir de agora, ninguém está autorizado a exercer qualquer cargo federal em nome do partido!", bradou Jucá ao microfone, em decisão saudada de pé pelos correligionários.

##### Casa caindo


Escaldada com a casa que está caindo agora sem o PMDB para se escorar a presidente Dilma cancelou a viagem que faria aos EUA e será representada pelo chanceler Mauro Vieira. Isso significa que o vice Michel Temer não assumirá mais a presidência da República hoje quarta-feira.

##### Sem gosto


Oficialmente, o governo justifica o cancelamento da viagem assim: "A dinâmica da instabilidade política do momento exige que ela fique no Brasil discutindo com a base estratégias políticas de atuação no Congresso."Extraoficialmente, comenta-se que a presidente não quis dar o prazer a Michel Temer de substituí-la no momento em que o PMDB rompeu com o governo.

##### Que frase!


"Nada é difícil se for dividido em pequenas partes". (Henry Ford).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Feijoada jurídica e live solidária acontecem neste domingo em Dourados
Evento

Feijoada jurídica e live solidária acontecem neste domingo em Dourados

14/08/2020 15:34
Feijoada jurídica e live solidária acontecem neste domingo em Dourados
Especialista ensina como organizar a casa em tempos de pandemia
Dourados

Especialista ensina como organizar a casa em tempos de pandemia

04/08/2020 13:00
Especialista ensina como organizar a casa em tempos de pandemia
Justiça se adapta para manter processos de adoção durante pandemia
Adoção na Pandemia

Justiça se adapta para manter processos de adoção durante pandemia

03/08/2020 16:25
Justiça se adapta para manter processos de adoção durante pandemia
Agosto Lilás:  Mulheres sofrem "pandemia da violência"
Mulher

Agosto Lilás: Mulheres sofrem "pandemia da violência"

03/08/2020 10:03
Agosto Lilás:  Mulheres sofrem "pandemia da violência"
Branding em Arquitetura
Variedades

Branding em Arquitetura

30/07/2020 14:38
Branding em Arquitetura
Últimas Notícias