Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
32º
UEMS - Pantanal
Arquitetura & Decoração

Museu do Cairo resguarda Egito antigo

09 Fev 2011 - 13h39
Museu do Cairo resguarda Egito antigo -
O Museu Egípcio do Cairo é um dos mais fantásticos do mundo. Um grande edifício onde se exibem os tesouros da História egípcia antiga, evidências da maravilhosa capacidade mental e habilidade artística do Homem egípcio antigo. O museu tem cafeteria e livrarias que vendem, postais, slides, mapas, guias e livros de história e arte egípcia.

No pátio do museo, em frente do portal interno há três bandeiras, a primeira é a Bandeira Nacional, a segunda representa o Ministério de Cultura, e a terceira pertence ao Supremo Conselho das Antiguidades Egípcias.
No centro da fachada encontra-se a cabeça de Hathor, uma das mais famosas e antigas deusas egípcias, quem amamentou o Hórus quando era bebê durante a ausência da sua mãe Isis segundo os acontecimentos da lenda de Osíris.

No jardím do museu, monumentos estão espalhados aqui e ali, a maioria deles data do período do Novo Reino ( 1570-1080 a. C). No centro do pátio encontra-se uma fonte cheia de duas espécies de plantas; o Papiro e o lótus. O papiro era o símbolo do Baixo-Egipto (norte), enquanto o lótus era o símbolo do Alto-Egipto (sul). O papiro encontra-se nos pântanos da região do Delta no norte do Egipto. No Egipto Antigo os papiros eram usados para fazer papel para escrever, sandálias, e barcas etc.

Enquanto o lótus se encontrava no sul do país, e havia duas espécies; o lótus azul e o lótus branco durante a Época Egípcia Antiga. Os romanos introduziram uma terceira espécie da Ásia. A flor de Lótus foi o símbolo da ressurreição, e além do papiro, o Lótus deu inspiração aos arquitetos antigos para decorar as colunas e capitéis.

Na realidade, o Museu Egípcio do Cairo é um dos mais enormes em termos de quantidade de objetos expostos e aqueles que ainda estão depositadas, pois - de acordo com uma estimativa, o museu possui cerca de 120 mil objetos expostos, enquanto há mais de 100 mil conservados em armazéns.

A exibição é organizada em dois andares segundo ordem cronológica, correpondendo com a direção do relógio, iniciando-se a partir do Período Predinástico, logo, a Época Arcaica, passando pelo Antigo Reino, o Médio Reino, o Novo Reino, o Período Tardio e termina pelo início da Época Grega no Egito.

O segundo andar é dedicado, fundamentalmente, para exibir a coleção de Tutankhamón, os objetos do túmulo do casal Yoya e Tuya e a Sala das Múmias. Aos dois lados diante da entrada do museu há duas esfinges que dão ao visitante uma impressão especial como se estiver entrando um templo egípcio

Deixe seu Comentário

Leia Também

Variedades

Revestimentos decorativos para paredes: Escolha o melhor material para seu projeto

21/03/2024 11:57
Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande
Carnaval

Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande

12/02/2024 21:00
Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande
Últimas Notícias