Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
22º
UEMS - Pantanal
Arquitetura & Decoração

Cozinhas compactas podem ampliar espaços

22 Fev 2016 - 10h16Por Do G1
Cozinha integrada se tornou um instrumento para ampliar os ambientes e os espaços e facilitar o convívio social. - Crédito: Foto: DivulgaçãoCozinha integrada se tornou um instrumento para ampliar os ambientes e os espaços e facilitar o convívio social. - Crédito: Foto: Divulgação
A cozinha compacta ou modulada é uma ótima opção para quem não dispõe de muito espaço. Adaptáveis, os móveis estão disponíveis em grande variedade, possibilitando que você selecione o que mais se adequa a sua necessidade: armários grandes ou pequenos, em aço ou madeira, com ou sem nichos e prateleiras.


Além disso, as cozinhas compactas são uma alternativa prática e barata: por serem móveis pré-fabricados e feitos em massa, a entrega é rápida e o preço sai muito mais em conta do que um projeto personalizado, por exemplo.


No entanto, na hora de comprar a sua cozinha, são necessários alguns cuidados. Tire as medidas: Antes de ir à loja, meça a sua cozinha e considere a posição das janelas, portas, tomadas, encanamentos. É recomendado também medir os eletrodomésticos grandes. Adquirir o móvel e depois ele não comportar seu fogão ou geladeira seria um grande contratempo. Escolha o material: Existem várias possibilidades de materiais e revestimentos para móveis pré-fabricados, como MDF, madeira e aço inox. Esse último é uma ótima opção para cozinhas, por ser resistente e fácil de limpar.


Detalhes importantes: Dois itens que são muito importantes e quase nunca lembrados são as dobradiças e corredeiras das gavetas. Confira-os e certifique-se de que não sejam frágeis e que seu encaixe seja perfeito, sem deixar frestas. Prefira também os modelos que possuem altura regulável, para evitar que o móvel fique bambo caso seu piso tenha algum desnível.


Apesar de serem fáceis e versáteis, as cozinhas compactas também possuem desvantagens. A perda de espaço é uma delas, já que dificilmente elas se encaixam perfeitamente ao ambiente. Esses espaços vagos podem tornar a organização e a limpeza difíceis. Portanto, se o orçamento permitir, não hesite em optar por uma cozinha planejada: nelas, cada pedacinho do ambiente é aproveitado e planejado para atender o que você precisa.


Muito mais do que um mero espaço para preparar refeições, a cozinha moderna tem se tornado referência dentro de casa. Se o projeto de decoração for bem feito, é possível transformar o ambiente em área de convivência, onde se pode receber amigos e passar momentos de descontração e relaxamento. Nesse caso, beleza e funcionalidade são dois itens que não podem faltar para tornar a cozinha o ponto de encontro dentro da casa ou do apartamento. Trazemos para você três projetos que apostaram nessa tendência, explorando ilhas centrais na área da cozinha, para ampliar o espaço e permitir a circulação.

Espaço de convívio


A cozinha integrada se tornou um instrumento para ampliar os ambientes e os espaços interagirem, principalmente quando o hábito de cozinhar também é uma forma de convívio social. Vale lembrar que é fundamental ficar atento ao posicionamento do fogão e da coifa, a fim de evitar que o ambiente seja prejudicado por conta de odores e gordura.


Cozinhas americanas são sempre uma boa opção para espaços pequenos. Integrandoa cozinha com a sala ou o living, é possível juntar em um lugar só o espaço para preparar os alimentos e também uma área de interação entre as pessoas nos dois ambientes. Uma dica valiosa para ter uma cozinha americana é construí-la com móveis planejados, que promovem resultados maravilhosos.


Para ter uma cozinha americana estilosa, você pode apostar em uma bela iluminação e alguns detalhes específicos como adesivos de parede, acessórios coloridos, objetos decorativos, entre outros. Os armários planejados são sempre uma boa pedida para deixar sua cozinha mais prática, organizada e com espaço livre. E você pode também fugir do tradicional e apostar na criatividade, deixando sua cozinha mais interessante.


A arquiteta e urbanista Priscilla Quirino dá dicas de como inovar nos armários planejados e deixar esse ambiente mais diversificado. A arquiteta indica o uso de portas de armário sem puxador externo, sendo a abertura por toque ou puxador embutido usando gavetões. Ela indica também prateleiras sem portas e cores e texturas de materiais diferentes, como por exemplo, tampos amadeirados com frentes laqueadas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Variedades

Revestimentos decorativos para paredes: Escolha o melhor material para seu projeto

21/03/2024 11:57
Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande
Carnaval

Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande

12/02/2024 21:00
Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande
Últimas Notícias