Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
25º
UEMS - Pantanal
Arquitetura & Decoração

Construções são ecologicamente corretas e baratas

07 Mar 2016 - 09h16
Atualmente até a construção civil está se adaptando. - Crédito: Foto: DivulgaçãoAtualmente até a construção civil está se adaptando. - Crédito: Foto: Divulgação
O planeta está testemunhando a criação de um novo paradigma em nossas opções de consumo. Cada vez mais produtos ecologicamente corretos são consumidos em nosso cotidiano. Atualmente até a construção civil está se adaptando a esta tendência. Projetos com telhados verdes e reaproveitamento de águas da chuva tem se multiplicado pelas cidades ao redor do mundo.


Os contêineres são sinônimo de design diferenciado, rapidez na construção e sustentabilidade. Mas isso não quer dizer que qualquer um possa morar em uma estrutura naval.


Reutilização de materiais para estrutura da casa: o projeto utiliza containers marítimos em desuso, aproveitando material nobre descartado. Economia de recursos naturais que não foram utilizados na construção da casa: areia, tijolo, cimento, água e ferro . Isso gera uma obra mais limpa, com redução de entulho e de outros materiais.


Especialistas destacam o respeito ao perfil do terreno: mais economia e rapidez na terraplanagem. Em apenas um dia, os serviços de terraplanagem e limpeza do terreno foram totalmente executados.


A Impermeabilização também considerada como vantagem na hora de construir. O projeto respeita ao máximo o relevo natural do terreno, evitando interferências no solo e no lençol freático. Mais de 85% do terreno fica permeável, contribuindo para absorção da água das chuvas. Preservação das árvores no terreno e projeto paisagístico para ajudar no sombreamento da construção e amenizar o calor excessivo.

Outras alternativas


Reuso de água da chuva: Será captada pelo telhado, armazenada e filtrada em reservatório próprio, para uso na irrigação do jardim, limpeza externa, lavagem de carro e máquina de lavar roupa.


Ventilação cruzada nos ambientes: Serão utilizadas janelas e aberturas para evitar o uso de ar condicionado, um dos grandes consumidores de energia elétrica.


Uso de lã de PET: isolante térmico feito à base de garrafas PET que recebeu o prêmio "Planeta Casa 2010".

Deixe seu Comentário

Leia Também

Variedades

Revestimentos decorativos para paredes: Escolha o melhor material para seu projeto

21/03/2024 11:57
Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande
Carnaval

Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande

12/02/2024 21:00
Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande
Últimas Notícias