Dourados – MS quinta, 13 de agosto de 2020
Dourados
26º max
16º min
Segurança e Saúde JBS
Atenta

A tocha e o preço do feijão...

23 Jun 2016 - 06h00
O feijão está com o preço nas alturas. Justamente o prato tradicional da comida do brasileiro está sendo vendida a peso de ouro. Muitos vêm fazendo piada com relação a esse assunto, mas para quem ganha salário mínimo ou para quem compõe a lista de doze milhões de desempregados, o assunto é mais sério do que se imagina. É que a grande maioria dos brasileiros está habituado a comer feijão e em famílias numerosas, realmente fica impossível manter a dupla: arroz e feijão no prato das famílias mais humildes. Mas e a passagem da tocha?


##### Conto do Aladim


Não se pode confundir a tocha com a lâmpada de Aladim. A tocha passa e os problemas permanecem. O feijão continua caro, a vida continua difícil. Mas no conto do Aladim tudo é mágico e se transforma em mil maravilhas do dia para noite.

##### Coletânea árabe


O conto de Aladim é um dos mais famosos da coletânea árabe "As Mil e Uma Noites". Aladim, mantém-se despreocupado com uma definição para sua vida até ter um encontro com um feiticeiro ou mágico, que o procurava. Este encontro foi determinante para modificar sua trajetória.

##### Muitos poderes


O mago, possuidor de muitos poderes e capaz de realizar muitos feitos, procura Aladim como um auxiliar eficaz para concretização de uma meta específica obter uma "lâmpada maravilhosa", uma lamparina semelhante àquelas utilizadas na iluminação doméstica, mas que continha um "gênio" (em árabe djin) que a habitava e que era capaz de realizar todo e qualquer desejo a ele dirigido.

##### Desejos realizados


A lamparina com o gênio era para o mago um recurso mágico que lhe daria mais poderes e que lhe permitiria realizar os desejos irrestritamente, mas ela estava guardada no interior de um jardim encantado, em uma espécie de gruta ou caverna, que continha muitas jóias e moedas de ouro.

##### Caverna misteriosa


O mago pede a Aladim que entre na caverna misteriosa para retirar de lá a lâmpada e, em troca, lhe oferece uma fortuna. Entrega-lhe um anel mágico para sua proteção. Aladim entra na caverna e pega a lâmpada, mas o mago tenta ludibriá-lo na saída da gruta, e ele acaba preso na caverna com a lâmpada.

##### Feijão importado


Mas voltando ao preço do feijão o presidente da República, Michel Temer, informou ontem, por meio de sua conta no microblog Twitter, que determinou a liberação da importação do feijão de países vizinhos do Mercosul, como Argentina, Paraguai e Bolívia.

##### Baixa renda


Pressionados por problemas climáticos, os preços do prato típico do brasileiro, o feijão com arroz, dispararam neste ano, o que dificulta a vida do consumidor, especialmente o de baixa renda, que, acuado pela recessão e pelo desemprego, cortou a compra de itens supérfluos no supermercado.

##### Em média


Só o feijão subiu 28%, em média, até maio, segundo pesquisa de auditoria de varejo da GfK, que coleta preços em pequenos e médios supermercados instalados em 21 regiões do país, entre capitais e cidades do interior. De acordo com o IBGE, que mede a variação nas capitais, o preço do feijão subiu 33,49% no ano até maio e 41,62% em 12 meses. A safra brasileira foi prejudicada pelo clima, a produção caiu e, por isso, o preço subiu.

##### Dez medidas


O Ministério Público Federal (MPF) lançou, ontem quarta-feira, 22 de junho, o novo site da Campanha 10 Medidas contra a Corrupção. A página apresenta a história da campanha, por meio de linha do tempo, com notícias sobre a evolução do projeto desde sua criação, em 2014.

##### Forma interativa


Além disso, traz, de forma interativa, galeria de fotos, vídeos, áudios e posts do Facebook; perguntas frequentes sobre a campanha, artigos e informações sobre a tramitação Projeto de Lei (PL) 4.850/2016, que reúne todas as medidas sugeridas pelo MP brasileiro.

##### Forma voluntária


No menu "Campanha", o site disponibiliza listas de apoiadores por categoria, personalidade e por estados. Nesse link, o usuário pode conhecer as instituições e as pessoas que dedicaram, de forma voluntária, tempo, espaço e recursos para a Campanha 10 Medidas contra a Corrupção.

##### Ficha limpa


Também é possível ter acesso aos documentos da campanha como ficha de assinaturas, propostas legislativas, resumo das medidas, carta de apoio e sumário executivo. O número de assinaturas obtidas pelo "Assinômetro", com os totais por unidades da federação, também está disponível.

##### Perguntas frequentes


Para os visitantes que têm dúvidas sobre a coleta de assinaturas, apoio à campanha, aprovação das medidas pelo Congresso Nacional, entre outros questionamentos, basta acessar o menu "Perguntas frequentes".

##### No Congresso


Já no item "Tramitação no Congresso", é possível consultar o andamento do (PL 4850/2016), na Câmara dos Deputados, assim como o de outras várias iniciativas legislativas que contemplam pontos sugeridos no pacote anticorrupção do MP brasileiro.

##### Banner de lona


O internauta também poderá conhecer alguns dos produtos utilizados ao longo da campanha que coletou mais de dois milhões de assinaturas em oito meses, como adesivos, camisetas, broadside, banner de lona, filipeta, outdoor, anúncio de revistas e adesivo para camiseta.

##### "Corrupção mata"


O procurador do Ministério Público Deltan Dallagnol, que coordena a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, afirmou ontem quarta-feira (22), ao participar de evento na Câmara dos Deputados, que a "corrupção mata".

##### Cofres públicos


Segundo Dallagnol, a sugestão de proibir a delação de pessoas que já estão presas só tem sentido se o objetivo é tentar frear as investigações. "Foram exatamente esses institutos que nos permitiram chegar aonde chegamos, recuperando três bilhões aos cofres públicos".

##### Que frase!


"Não está ocioso apenas aquele que não faz nada, mas também aquele que poderia fazer algo melhor." (Sócrates).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Especialista ensina como organizar a casa em tempos de pandemia
Dourados

Especialista ensina como organizar a casa em tempos de pandemia

04/08/2020 13:00
Especialista ensina como organizar a casa em tempos de pandemia
Justiça se adapta para manter processos de adoção durante pandemia
Adoção na Pandemia

Justiça se adapta para manter processos de adoção durante pandemia

03/08/2020 16:25
Justiça se adapta para manter processos de adoção durante pandemia
Agosto Lilás:  Mulheres sofrem "pandemia da violência"
Mulher

Agosto Lilás: Mulheres sofrem "pandemia da violência"

03/08/2020 10:03
Agosto Lilás:  Mulheres sofrem "pandemia da violência"
Branding em Arquitetura
Variedades

Branding em Arquitetura

30/07/2020 14:38
Branding em Arquitetura
Jonir Figueiredo expõe mandalas de luz
Exposição

Jonir Figueiredo expõe mandalas de luz

30/07/2020 14:35
Jonir Figueiredo expõe mandalas de luz
Últimas Notícias