Rupert Murdoch, magnata da News Corp, lança
jornal para iPad nos EUA - Crédito: Foto: Spencer Platt/AFP
A empresa News Corp., do magnata Rupert Murdoch, lançou nesta quarta-feira (2) o jornal digital \"The Daily\", exclusivo para iPad. Murdoch, de 79 anos, presidente e diretor-executivo da News Corp., e Eddy Cue, vice-presidente de serviços de internet da Apple, apresentaram o \"The Daily\" em evento no Museu Guggenheim, em Nova York.Durante a apresentação, Murdoch afirmou que o tablet da Apple é a salvação da combalida indústria de mídia impressa.
A assinatura do \"The Daily\" terá custo de US$ 0,99 por semana ou US$ 40 por ano e será vendido, exclusivamente no iTunes, a loja virtual da Apple. As notícias serão enviadas automaticamente ao iPad do assinante toda manhã. Nas duas primeiras semanas, o jornal poderá ser acessado gratuitamente, por conta de uma promoção feita em parceria com uma operadora de telefonia celular.
O \"The Daily\" trará artigos noticiosos, gráficos interativos, vídeos e fotos, desenvolvidos para tirar vantagem da tela tátil do iPad. O jornal digital também terá um site gratuito na internet, disponível no domínio thedaily.com, mas este contará com uma pequena seleção do conteúdo original.
Segundo o \"Wall Street Journal\", a News Corp. contratou cerca de 100 pessoas para trabalhar no \"The Daily\", incluindo jornalistas veteranos de publicações tradicionais, como \"New Yorker\", \"Forbes\" e \"New York Post\". A News Corp. orçou em US$ 30 milhões o investimento no primeiro ano do jornal. O custo semanal da operação é de US$ 500 mil, segundo Murdoch.
O jornal digital deveria ter saído em janeiro em San Francisco, mas o evento foi adiado no último minuto pelo anúncio de que diretor executivo da Apple, Steve Jobs, entraria em nova licença médica.
(G1)