Eric Schmidt hoje é presidente do conselho de
administração do Google - Crédito: Foto: Paul Sakuma/AP
O ex-presidente do Google, Eric Schmidt, assumiu a responsabilidade pelo fracasso da gigante da internet em não conter o avanço do Facebook. Ele admitiu que viu a ameaça chegando, mas não conseguiu refrear o seu crescimento durante os anos em que esteve no comando da companhia.Em uma conferência em Los Angeles (EUA), Schmidt disse na terça-feira (31) que durante cinco anos ele esteve ciente das ameaças de concorrência representadas por redes sociais como Facebook e LinkedIn.
O executivo afirmou ter divulgado declarações internas sobre as ameaças, mas ele estava tão focado em executar as operações do dia a dia do Google, que não deu a atenção necessária aos novos concorrentes.
\"Três anos atrás, escrevi memorandos falando sobre esse problema. Eu sabia que precisava fazer alguma coisa, mas não consegui\", disse Schmidt. \"Um presidente-executivo precisa assumir a responsabilidade. Eu errei\".
O Google confessou ter tentado, sem sucesso, formar uma parceria com o Facebook. Schmidt, hoje presidente do conselho de administração do Google, disse que o Facebook havia rejeitado suas tentativas de acordo.
Outros concorrentes
Durante a conferência, Schmidt discutiu o cenário cada vez mais competitivo do mercado e as crescentes pressões regulatórias e de defesa da privacidade que o Google vem sofrendo. Mas o executivo pareceu desconsiderar a gigante de software Microsoft, que \"não vem propelindo a revolução do consumidor\".
Antigo membro do conselho da Apple, Schmidt admitiu que o relacionamento entre as duas empresas se tornou \"difícil\" quando o Google começou a desenvolver seu sistema operacional Android, ainda que as companhias continuem parceiras em alguns negócios. O Google renovou recentemente o acordo com a Apple para fornecimento da tecnologia de mapas usada no iPhone.
Em abril de 2011, Schmidt concluiu seus dez anos como presidente-executivo do Google e transferiu o comando a Larry Page, de 38 anos, cofundador da empresa. O Google, que teve receita bruta de US$ 29 bilhões em 2010, é o maior serviço mundial de buscas. Mas suas operações com publicidade, a base dos negócios da companhia, estão sob ameaça de empresas mais jovens como Facebook e Groupon.
Com informações da France Press e Reuters.*