Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
24º
UEMS - Pantanal
Tecnologia

10 novas profissões que você deve se preparar com a chegada do Metaverso

O Metaverso é o tema na maioria das conversas que envolvem a tecnologia e também sobre o futuro das profissões

07 Mai 2022 - 16h15Por Alan Uemura/Observatório de Games
10 novas profissões que você deve se preparar com a chegada do Metaverso - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

As conversas sobre o Metaverso ganham a cada dia novas dimensões. Mas essa “tecnologia” não é tão nova assim. Ela já é vista e discutida desde o século passado na literatura de ficção, filmes, séries e também em jogos. Caso esteja se pensando que obras do entretenimento falam sobre isso, ou você esteve em uma concha durante muito tempo, ou apenas não se atentou a eles.

São vários filmes que falam sobre isso, como por exemplo Matrix, Jogador Número 1 (livro e filme), Tron, 13º Andar, Black Mirror, Upload, Westworld etc. Isso porque só foram citados os mais “recentes”, pois e mergulhar no século XX, irá encontrar várias obras. Na área de jogos, o próprio Second Life já era uma versão “primordial” do que os usuários poderiam ter mais para o futuro.

Portanto, o Metaverso que vemos hoje, não é novidade alguma, apenas uma evolução do que já se pensava desde a revolução e liberdade de nossos pais e avós (que deve ser o seu caso), nascidos nas décadas de 1950 e 1960. Era um tempo bem diferente, com uma Guerra Fria em seu auge, a caça as bruxas nos EUA onde qualquer pessoa poderia ser um comunista, a Guerra da Coreia, Vietnam, e por aí se segue.

Desde esses tempos se discute maneiras de melhorar a comunicação, de quebrar barreiras de gênero, sexuais e um mundo sem fronteiras. E o que é o Metaverso de hoje se não isso tudo? Um lugar sem limites delimitados de língua, pois com a força do Google Tradutor, a cada dia está mais fácil poder se comunicar, poder ter um avatar a sua escolha, entre outros fatores.

Mas isso tudo ainda não é o nível final, apenas um acima e rústico, pois o ser humano continua limitado uma parte da tecnologia que muitos acham desconfortável, que é a necessidade de “trombolhos”, como o óculos de Realidade Virtual, fone de ouvido, luvas e mais e mais acessórios. Pode ser bacana fazer uma reunião com outros e ter todo aquele visual, mas ainda beiramos a uma tecnologia que mais lembra Jogador Número 1, do que um 13º Andar ou qualquer episódio de Black Mirror.

Dessa forma, dá para perceber que desde o século passado tivemos um avanço significativo no uso e nascimento de tecnologias para dar esse formato ao Metaverso. Só que a partir de agora, outras serão necessárias. Vamos a algumas delas?

1. Cientista de Pesquisa do Metaverso

Os cientistas de pesquisa de AR e VR se tornaram populares na indústria de tecnologia atual, mas o surgimento do metaverso trouxe à tona o papel dos Cientistas de Pesquisa do Metaverso que serão responsáveis por construir a base dos aplicativos do metaverso. Eles não se concentrarão apenas no desenvolvimento de modelos digitais básicos em cenários do mundo real, mas também construirão uma infraestrutura visível e acionável para criar soluções de metaverso.

2. Engenheiro de Blockchain

Um engenheiro de blockchain é tecnicamente responsável por implementar e criar um blockchain digital para soluções corporativas. As áreas de trabalho dos engenheiros de blockchain geralmente giram em torno de consultoria de tecnologia ou empresas de serviços de dados. Mas no metaverso, eles serão responsáveis por criar e projetar soluções de blockchain.

3. Estrategista de NFT

Um estrategista de NFT precisará ter profundo conhecimento e compreensão da tecnologia blockchain e do domínio Metaverse Jobs. Eles serão responsáveis por analisar as tendências do setor para fornecer insights e oportunidades acionáveis. Os estrategistas de NFT também criarão planos para combinar conceitos de NFT, gamificação, implementação tática e outros.

4. Planejador do Metaverso

Os planejadores do metaverso criam a infraestrutura de crescimento para os negócios do metaverso. Eles constroem um portfólio estratégico de oportunidades, desde a prova de conceito até o piloto e o desenvolvimento, que envolve a identificação de oportunidades de mercado, construção de casos de negócios, roteiros e outros.

5. Desenvolvedor de ecossistema

desenvolvedor de ecossistema seria responsável por coordenar parceiros e governos para garantir que as funcionalidades existentes sejam executáveis em uma grande plataforma. Eles são responsáveis por viabilizar investimentos governamentais em infraestrutura e animar grandes comunidades para os participantes do Metaverso.

6. Engenheiro de Software Metaverso

Basicamente, os engenheiros de software desenvolvem, projetam e testam aplicativos de software. Os engenheiros de software do Metaverso pesquisam e escrevem novos programas e sistemas operacionais de computador. Eles precisam avaliar o software e os sistemas que fazem os computadores e o hardware funcionarem. Esses engenheiros também desenvolvem programas existentes analisando e identificando áreas para modificação.

7. Gerente de Segurança Metaverso

Os gerentes de segurança do metaverso precisam prever com precisão como as funcionalidades do metaverso serão usadas ou podem ser mal utilizadas. Eles serão responsáveis por identificar componentes críticos de segurança, sistemas e etapas de fabricação associadas a essas previsões.

8. Diretor de Segurança Cibernética Metaverso

Os especialistas em segurança cibernética do Metaverso são profissionais que bloqueiam ataques em tempo real e garantirão que as leis e protocolos sejam reconsiderados e alterados e até inventem aplicativos e plataformas que possam detectar todos os riscos envolvidos no Metaverso.

9. Cientista de Dados do Metaverso

A demanda por cientistas de dados está crescendo no metaverso, e isso resultou em inúmeras oportunidades de emprego com pacotes salariais disparados. Os dados são parte integrante do metaverso e esse fenômeno aumentará gradualmente no futuro.

10. Especialista em Nuvem Metaverso

Essa pandemia em andamento acelerou em grande medida o uso da tecnologia em nuvem. O universo do metaverso requer um especialista na área para garantir que todos os dados armazenados no metaverso sejam seguros e possam ser acessados apenas por pessoal autorizado.

Lógico 10 profissões é bem pouco. Ainda existirão especialistas na área de som para garantir um melhor áudio, trilhas, design para que nossos olhos possam se familiarizar de uma forma que possamos entender o que está ao nosso redor, toda a área de marketing, jogos, filmes, livros digitais e por aí se segue. Por isso, não ache que o setor ficará restrito a apenas isso.

Estes são apenas alguns exemplos do que poderá vir e não algo que realmente acontecerá. O Metaverso ainda é algo novo e cheio de críticas e uma boa parte ainda não acredita nele.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tecnologia

Dia das Meninas na Tecnologia da Informação: conheça os maiores desafios enfrentados pelas mulheres

25/04/2024 12:15
Transição empresarial para eficiência com IA
Tecnologia

Transição empresarial para eficiência com IA

22/04/2024 17:30
Transição empresarial para eficiência com IA
ISI Biomassa participa de desenvolvimento de plataforma para criação biodefensivos sustentáveis
Ciência e Tecnologia

ISI Biomassa participa de desenvolvimento de plataforma para criação biodefensivos sustentáveis

22/04/2024 13:00
ISI Biomassa participa de desenvolvimento de plataforma para criação biodefensivos sustentáveis
Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston
Tecnologia

Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston

21/04/2024 16:45
Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston
Como a IA pode influenciar as demandas dos data centers
Tecnologia

Como a IA pode influenciar as demandas dos data centers

18/04/2024 15:00
Como a IA pode influenciar as demandas dos data centers
Últimas Notícias