Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
23º
UEMS - Pantanal
Prevenção

UNAIDS dá boas-vindas a nova ferramenta de prevenção de HIV

20 Mai 2020 - 18h30Por ONU
UNAIDS dá boas-vindas a nova ferramenta de prevenção de HIV - Crédito: UNAIDS Crédito: UNAIDS

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) dá boas-vindas ao anúncio de que o cabotegravir injetável de ação prolongada é seguro e eficaz na prevenção do HIV entre gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres trans. O estudo da Rede de Ensaios de Prevenção ao HIV (HPTN 083) convocou quase 4.600 pessoas que não vivem com HIV de mais de 40 locais na América do Norte e do Sul, da Ásia e da África.

A profilaxia pré-exposição (PrEP) – medicamento antirretroviral usado por pessoas que não vivem com HIV para prevenir a infecção pelo vírus – é um elemento importante no kit de ferramentas de prevenção combinada do HIV. A PrEP permite que as pessoas reduzam o risco de serem infectadas pelo HIV, particularmente durante períodos de risco aumentado em suas vidas. Também pode fornecer segurança e reduzir a ansiedade quando os riscos são incertos.

O UNAIDS estima que tenham ocorrido 1,7 milhão de novas infecções por HIV em 2018, 54% das quais entre as populações-chave, incluindo gays e outros homens que fazem sexo com homens, mulheres trans, profissionais do sexo, pessoas que usam drogas e pessoas em situação de prisão.

Para a vice-diretora executiva do UNAIDS, Shannon Hader, esta é uma inovação que terá um impacto significativo na vida de homens gays e outros homens que fazem sexo com homens e mulheres trans quando estiverem com maior risco de infecção pelo HIV. “Estamos muito satisfeitos com o fato de o estudo ter alcançado suas metas de recrutar um número substancial de homens negros mais jovens que fazem sexo com homens e mulheres trans, as mesmas pessoas para quem o acesso à prevenção eficaz do HIV ainda permanece um enorme desafio”.

Depois de sua aprovação regulatória, e quando a produção de cabotegravir acessível puder ser ampliada, gays e outros HSH terão a opção de três maneiras altamente eficazes de usar a PrEP para prevenir a infecção pelo HIV: pílulas diárias, pílulas tomadas antes e depois da atividade sexual (PrEP sob demanda) ou uma injeção a cada dois meses. As mulheres trans poderão escolher entre injeções ou pílulas diárias, uma vez que a Organização Mundial da Saúde não recomenda estratégia de uso da PrEP sob demanda devido a possíveis interações medicamentosas com alguns hormônios. As injeções de cabotegravir a cada dois meses são uma opção importante para as pessoas que acham difícil tomar uma pílula todos os dias, mas permanecem vulneráveis à infecção pelo HIV.

O experimento estava programado para continuar por pelo menos mais um ano, mas a primeira análise intermediária dos dados foi antecipada em algumas semanas devido à possível interrupção que a pandemia da COVID-19 pode causar a procedimentos de teste clínico de alta qualidade. O Data and Safety Monitoring Board, DSMB (Conselho de Monitoramento de Dados e Segurança, na tradução para o português), nos Estados Unidos, revisou os dados até março de 2020 e descobriu que já havia evidências claras de que o cabotegravir era altamente eficaz e não inferior ao regime de PrEP oral atualmente recomendado.

Metade do grupo de estudo recebeu PrEP oral e foi injetado com placebo; a outra metade recebeu uma injeção de cabotegravir e tomou uma pílula de placebo. O estudo encontrou um total de 12 infecções por HIV no grupo que usava o injetável, em comparação com 38 no grupo que tomava a pílula diária. Os efeitos colaterais de ambos os tratamentos foram relativamente leves, com apenas 2,2% das pessoas no grupo de injeção optando por parar de tomar as injeções devido a reações dolorosas. O DSMB, portanto, recomendou que o estudo fosse interrompido e que todos os participantes fossem notificados do resultado. Os participantes poderão escolher em qual regime desejam continuar.

Apesar da boa adesão no grupo oral e de poucas interrupções no grupo de injeção, a incidência geral de infecção pelo HIV no estudo foi de 0,79 por 100 pessoas-ano. As análises planejadas irão explorar por que essas 50 infecções ocorreram entre os 4.565 participantes do estudo.

Um estudo adicional (HPTN 084) está em andamento para estabelecer a eficácia do medicamento injetável de longa duração em mulheres não transgêneros. Até o momento, mais de 3.000 mulheres sexualmente ativas em sete países africanos se inscreveram para o estudo. Esses resultados são esperados para novembro.

“Estamos aguardando ansiosamente os resultados do estudo HPTN 084 em andamento entre mulheres africanas e esperamos que, até o final deste ano, haja igualmente boas notícias para as mulheres em todo o mundo”, afirmou a vice-diretora executiva do UNAIDS.

O HTPN 083 foi conduzido pela HPTN e financiado pela ViiV Healthcare e pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos. O cabotegravir ainda não foi aprovado para o tratamento ou prevenção do HIV como agente único pelas autoridades reguladoras em qualquer parte do mundo. A ViiV Healthcare planeja usar os dados do HPTN 083 para envios regulatórios futuros.

O UNAIDS parabeniza as equipes de pesquisa e pede investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento para vacinas, diagnósticos, medicamentos preventivos, tratamento e cura.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência
Saúde

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

25/04/2024 17:30
SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência
Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue
Saúde

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

25/04/2024 14:00
Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue
Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos
Saúde

Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

25/04/2024 13:45
Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos
Nanopartículas com ação antibacteriana encurtam tratamento da tuberculose
Saúde

Nanopartículas com ação antibacteriana encurtam tratamento da tuberculose

25/04/2024 07:45
Nanopartículas com ação antibacteriana encurtam tratamento da tuberculose
Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023
Saúde

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

24/04/2024 23:30
Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023
Últimas Notícias