Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
23º
UEMS - Pantanal
Saúde

Fadiga pode impulsionar decisões ruins para preservar saúde do cérebro, diz estudo

Resultados mostraram que após longos períodos de pensamento, é provável que as pessoas façam escolhas mais impulsivas do que estratégicas

13 Ago 2022 - 16h00Por CNN
Cansaço e fadiga são reflexos do sedentarismo e alimentação inadequada, dizem especialistas - Crédito: Getty Images (Tetra Images - Erik Isakson)Cansaço e fadiga são reflexos do sedentarismo e alimentação inadequada, dizem especialistas - Crédito: Getty Images (Tetra Images - Erik Isakson)

Depois de um longo dia de trabalho, é muito melhor deixar a louça suja na pia ou adiar as finanças, certo?

Não cheme isso apenas de preguiça: depois de um longo período pensando muito, tomar decisões que favorecem a facilidade no curto prazo, mas são piores no geral, parece ser uma ferramenta de regulação biológica para combater a fadiga cognitiva, de acordo com um novo estudo publicado na quinta-feira (11) na revista Current Biology.

“Teorias influentes sugeriram que a fadiga é uma espécie de ilusão inventada pelo cérebro para nos fazer parar o que estamos fazendo e nos voltarmos para uma atividade mais gratificante”, disse o autor do estudo, Mathias Pessiglione, diretor de pesquisa do Inserm no Brain and Spine Institute em Paris, em um comunicado de imprensa.

“Nossas descobertas mostram que o trabalho cognitivo resulta em uma verdadeira alteração funcional — acúmulo de substâncias nocivas — então a fadiga seria, de fato, um sinal que nos faria parar de trabalhar, mas com um propósito diferente: preservar a integridade do funcionamento do cérebro”.

No estudo, 40 pessoas receberam uma versão fácil ou difícil de uma tarefa que envolvia diferenciar letras em uma tela por mais de seis horas.

Os participantes relataram seus níveis de fadiga e os pesquisadores usaram espectroscopia de ressonância magnética (MRS) para monitorar sua resposta metabólica durante todo o período do estudo.

Foi oferecida, a cada participante, a escolha de uma recompensa menor imediatamente gratificante que exigisse menos controle cognitivo ou uma que fosse de maior valor a longo prazo, mas envolvia algum controle de impulso (por exemplo, eu lhe darei $ 10 agora ou transferirei $ 50 para sua conta no banco amanhã).

Os participantes que tiveram que pensar mais para a tarefa de seis horas eram mais propensos a receber a recompensa menor, de acordo com o estudo.

Os pesquisadores descobriram que quanto mais os volntários pensavam, mais altos eram os níveis de glutamato, um neurotransmissor que funciona na memória e no aprendizado.

Os resultados mostraram que depois que as pessoas passam longos períodos pensando muito, o acúmulo de glutamato desencadeia uma resposta no cérebro, tornando mais difícil usar o córtex pré-frontal (a área do cérebro que nos permite controlar nossos pensamentos) para que possamos fazer escolhas que são mais impulsivas do que estratégicas, disse o estudo.

Com o pensamento menos controlado colocado nas escolhas após um longo dia, o glutamato menos provável continuará a se acumular em níveis potencialmente tóxicos.

Se você está prestes a tomar uma decisão importante ou tentando evitar que as tarefas se acumulem, é importante garantir que você não esteja muito cansado, disse o autor do estudo Antonius Wiehler, neurocientista cognitivo e pesquisador de pós-doutorado no Paris Brain Institute.

Mas más notícias: também pode ser difícil para as pessoas avaliar com precisão o quão cansadas elas realmente estão, de acordo com o estudo.

Faça pausas e experimente coisas novas

Para aprender a vencer a fadiga cognitiva, primeiro precisamos reconhecer quando isso acontece.

É menos provável que você fique cognitivamente fatigado por uma atividade de que gosta do que por uma que não gosta, disse Phillip Ackerman, professor de psicologia do Instituto de Tecnologia da Geórgia. Ackerman não esteve envolvido no estudo.

Pense em quanto mais mentalmente exausto você pode se sentir depois de 30 minutos lendo um livro do que se ficasse acordado até altas horas da noite lendo um romance, acrescentou.

Dito isto, se você fizer algo que exija poder cerebral por tempo suficiente, provavelmente ficará cansado, de acordo com Ackerman.

Às vezes, não há como evitar os longos períodos de pensamento difícil, e você tem que dar o melhor de suas habilidades. Nesses casos, como você aborda a fadiga cognitiva pode fazer toda a diferença, disse Ackerman.

“Sentir-se cansado não é a mesma coisa que ter um decréscimo de desempenho”, disse ele.

Existem três respostas que as pessoas tendem a ter em relação à sensação de exaustão: continuar a atividade com menos esforço, concentrar-se para superar a tensão ou forçar-se a pensar ainda mais.

A primeira opção geralmente se correlaciona com uma queda no desempenho, pois a tarefa recebe menos atenção e esforço sem um período de descanso para se recuperar verdadeiramente, disse ele. O terceiro pode ser útil para o seu pensamento e concentração, mas se você tiver que continuar por muito tempo, corre o risco de esgotar.

O segundo muitas vezes mantém um nível de desempenho semelhante ou ainda mais alto em toda a linha do tempo do pensamento concentrado, acrescentou.

Na melhor das hipóteses, as pessoas podem evitar a fadiga cognitiva construindo pausas durante o pensamento difícil, disse Ackerman.

Essas pausas podem ser relaxantes para um cérebro cansado se envolverem uma atividade diferente. Mesmo que envolva outra coisa que exija esforço, mudar as coisas pode ajudar a rejuvenescer uma mente cansada, disse ele.

Isso significa que pode ser útil interromper um longo dia de intensa pesquisa com um jogo de cartas com um amigo ou uma caminhada ao ar livre. E tirar o tempo pode significar que quando você voltar ao trabalho, o que você ganha com isso é ainda melhor.

E o verdadeiro descanso também ajuda, disse Pessiglione. “Eu empregaria boas e velhas receitas: descansar e dormir! Há boas evidências de que o glutamato é eliminado das sinapses durante o sono“, disse ele no comunicado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência
Saúde

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

25/04/2024 17:30
SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência
Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue
Saúde

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

25/04/2024 14:00
Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue
Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos
Saúde

Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

25/04/2024 13:45
Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos
Nanopartículas com ação antibacteriana encurtam tratamento da tuberculose
Saúde

Nanopartículas com ação antibacteriana encurtam tratamento da tuberculose

25/04/2024 07:45
Nanopartículas com ação antibacteriana encurtam tratamento da tuberculose
Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023
Saúde

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

24/04/2024 23:30
Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023
Últimas Notícias