
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou nesta quarta-feira (18) formulário para a coleta de sugestões junto à sociedade civil para o desenvolvimento de um novo sistema de prestação de contas de partidos políticos e candidatos à Justiça Eleitoral. O encaminhamento das contribuições deverá ser feito exclusivamente por meio de formulário digital disponível no Portal do TSE, até o dia 30 de junho.
A coleta de contribuições faz parte do conjunto de ações definidas no termo de cooperação celebrado entre o TSE e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que prevê o desenvolvimento do novo sistema.
Segundo o titular da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) do TSE, Eron Pessoa, o objetivo é que as contribuições abarquem ideias de novas funcionalidades, tecnologias e modelos existentes no mercado para desenvolver a plataforma.
“As sugestões recebidas pelos interessados em apoiar o desenvolvimento do sistema serão analisadas por um Grupo de Trabalho, que vai verificar sua viabilidade técnica para a implementação, observadas as premissas fixadas para o novo sistema”, explica.
Premissas para coleta de sugestões
As sugestões a serem encaminhadas exclusivamente pelo formulário eletrônico devem observar as proposições fixadas para o novo sistema, que deve: ser único para qualquer tipo de prestação de contas; ser on-line, multiusuário e com registro de log das operações realizadas; refletir a movimentação financeira de partidos políticos e candidatos; ter a possibilidade de inclusão imediata de documentos comprobatórios de receitas e gastos, em formato e tamanhos compatíveis com o Processo Judicial eletrônico (Pje); e fazer divulgação em tempo real de toda a movimentação financeira declarada por agremiações e candidatos.
As propostas à atualização poderão ser encaminhadas pelo formulário até as 23h59 do dia 30 de junho e devem obedecer à legislação atualmente vigente fixada pela Lei nº 9.096/1995, Lei nº 9.504/1997, Resolução TSE nº 23.604/2019 e Resolução TSE nº 23.607/2019.
Partidos
Algumas contribuições sobre o tema já foram apresentadas ao Tribunal nesta quarta por representantes de agremiações, em reunião na sede da Corte, em Brasília. A secretária-geral da Presidência do TSE, Christine Peter, recebeu advogados de 14 partidos políticos para debater as preocupações operacionais em relação aos sistemas de prestação de contas anual e de campanha.
A proposta da reunião foi estreitar o diálogo entre a Justiça Eleitoral e o corpo jurídico das legendas, de forma institucional e transparente. Christine Peter reiterou que o aperfeiçoamento dos sistemas de prestação de contas é uma das prioridades da Corte Eleitoral e que todas as demandas dos partidos serão encaminhadas às áreas técnicas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Política
Projeto inclui na Lei Maria da Penha punição em caso de aproximação consensual do agressor
16/03/2025 21:30

Senado
CPI recomenda indiciamentos e nova legislação para manipulação de apostas
16/03/2025 21:00

Política
Em ato no Rio de Janeiro, Bolsonaro afirma que não fugirá do país
16/03/2025 18:00

Política
Anistia seria preocupante e mau exemplo, dizem juristas
16/03/2025 11:30

Política
Tereza Cristina é eleita vice-presidente da CRE no Senado
16/03/2025 06:40