
Segundo a Senad, o apoio da Polícia Federal obedece o compromisso de ajuda mútua regional na luta contra a produção e o tráfico de maconha, tendo em conta o Paraguai como principal produtor da droga que tem como destino o mercado brasileiro.
Ontem, primeiro dia da operação, foram destruídos 19 hectares de plantações de maconha que poderiam render se fossem colhidas pelos traficantes 57 toneladas do entorpecente. Também foram encontrados 6 toneladas de maconha picada pronta para ser prensada, pouco mais de meia tonelada de sementes, oito quilos de maconha prensada, além de quatro acampamentos e uma prensa de madeira.
Os trabalhos devem durar vários dias na região do Departamento de Amambay com o objetivo de encontrar e destruir a maior quantidade possível de maconha, do lado paraguaio.
RIO PARAGUAI
O Rio Paraguai, com quase 1.700 quilometros de extensão, somente em território brasileiro, tem sido cada vez mais usado como rota para o tráfico de drogas e contrabando, diante dessa realidade a Polícia Federal (PF) decidiu intensificar o combate desse tipo de crimes, típicos de regiões de fronteira. Segundo o órgão, o aumento do tráfico por água aumento por conta da fiscalização rigorosa nas estradas brasileiras. Os criminosos passaram a usar cada vez mais os rios como forma alternativa para a prática desses tipos de delitos.
Para o delegado da Polícia Federal, em Corumbá, Alexandre do Nascimento, o Rio Paraguai, principalmente na época da cheia, acaba sendo utilizado para trazer, ao território brasileiro, tanto entorpecentes, quanto produtos contrabandeados.
De acordo com o site G1/MS, Corumbá é o único município de Mato Grosso do Sul que possui uma equipe da Polícia Federal treinada para realizar fiscalizações fluviais. Justamente porque o Rio Paraguai é internacional. Seis policiais fazem parte do grupo que realiza operações de rotina na região.
“São feitas fiscalizações tanto no canal com a fronteira com a Bolívia, quanto em várias vias de acesso a outras localidades do estado, bem como o Mato Grosso”, explica o delegado.
VIA AÉREA
Além dos rios, os criminosos também utilizam aviões para transportar drogas, explica a PF. Em março deste ano, uma aeronave carregada com meia tonelada de cocaína caiu na Serra do Amolar no Pantanal. Segundo a polícia, parte do carregamento continuou espalhado pela mata.
Esta semana, a polícia apreendeu mais de 15 quilos da droga, que teriam sido resgatados por traficantes na região. Os criminosos foram presos no Rio Paraguai, a cerca de 40 quilômetros de Corumbá.
Segundo os policiais, os bandidos estavam em uma embarcação de passageiros, quando dois barcos da polícia se aproximaram e renderam o grupo. Os traficantes também transportavam armas que estavam dentro de uma mala, por isso, não reagiram. A quadrilha já foi encaminhada para o presídio da cidade.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Polícia
Denúncia anônima pelo 181 da PM ajuda no combate de crimes
23/01/2021 10:34

Dourados
Mulher que transportava haxixe para Dourados é presa
22/01/2021 09:54

Dourados
Homens encontrados mortos em Dourados são identificados
21/01/2021 14:53

Polícia
Foragido da Justiça da Bahia foi preso pelo DOF em Maracaju
21/01/2021 11:23

Dourados
Empresa de turismo é alvo de operação da Polícia Federal
21/01/2021 08:38