Dourados – MS sábado, 10 de abril de 2021
Dourados
35º max
22º min
Influx - Campanha 2021
Policia

PM alerta sobre roubos de celulares em Dourados

30 Jan 2016 - 07h00
Maioria das ocorrências são registradas em lugares ermos e em situações favoráveis; atuação de menores também é uma constante. - Crédito: Foto: Marcos RibeiroMaioria das ocorrências são registradas em lugares ermos e em situações favoráveis; atuação de menores também é uma constante. - Crédito: Foto: Marcos Ribeiro
A constatação sobre a recorrência de roubos de celulares em Dourados, trazida a público pelo jornal O PROGRESSO na semana passada, com o levantamento extraoficial de ocorrências até 20 de janeiro foi reforçada ontem pela Polícia Militar na cidade. De acordo com o órgão, dos 56 (cinquenta e seis) roubos ocorridos até ontem no mês de janeiro, 58,9 % foram de aparelhos de telefone celular.


Segundo a assessoria de imprensa do 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM), é necessária a divulgação de informações alertando a população sobre a importância de tomar atitudes que dificultem a ação dos bandidos.


A Polícia Militar ressalta, antes de qualquer pronunciamento, que “está consciente da importância da prevenção e repressão ao roubos ocorridos na cidade de Dourados, desenvolvendo as atividades nos horários e locais em que estão concentrados tais ilícitos”. A maioria das ocorrências são registradas em lugares ermos e em situações favoráveis, quase sempre com a atuação de menores.


“Solicitamos a contribuição da imprensa no sentido de divulgar à sociedade em geral a importância em se evitar a exposição de tais aparelhos, em especial, nas vias públicas, pois essa conduta pode atrair a atenção dos ladrões que poderão se aproveitar da oportunidade para a prática de tais roubos”, ressalta a assessoria.


A Polícia Militar reforçou que continuará intensificando as medidas policiais voltadas à redução destes crimes, mas que situações facilitadoras para a ação de assaltantes fogem da abrangência policial.


O órgão de segurança ainda recomenda que qualquer proprietário de telefone celular tenha anotado o número do IMEI do aparelho para, em caso de roubo, providenciar o bloqueio do telefone junto às operadoras, assim, perdendo a funcionalidade os aparelhos terão pouco interesse por parte da criminalidade.

Constatação


Na matéria publicada na semana passada, o Delegado Regional de Polícia Civil, Lupersio Degerone, e o delegado titular do Serviço de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil, Mateus Zampieri, falaram sobre um novo tipo de destinação dado aos aparelhos. Segundo os delegados, muitos casos não têm mais como motivação apenas o sustento ao vício ou tráfico de drogas.


As investigações e as prisões de ladrões apontam que os assaltos, muitas vezes, são um meio de conseguir dinheiro para ostentação.


“Há casos que sim [sustentar o vício é o motivo]. Mas uma boa parte é de assaltantes adolescentes e, esses, roubam para arrumar dinheiro mesmo, vender, arrumar dinheiro, comprar tênis novo. Namoradinha, ostentação”, disse o delegado.


A informação foi reforçada pelo delegado titular do Serviço de Investigações Gerais (SIG), Mateus Zampieri, que falou sobre outra situação grave. Segundo ele, a venda para algum conhecido pode dar prosseguimento a ação dos assaltos.


“Ás vezes o ladrão vende para algum conhecido, por exemplo. Ou até para um familiar que não sabe que é produto de roubo”, disse, lembrando o papel importante que a sociedade tem no combate a estes ilícitos. O delegado também falou do destino dado aos produtos de assaltos para a ostentação de quem os pratica. “Às vezes o celular é vendido para comprar bens da moda. Querem dinheiro fácil para comprar bonés, roupas da moda”, explica.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Policial militar morre aos 31 anos em decorrência da Covid-19
Luto

Policial militar morre aos 31 anos em decorrência da Covid-19

10/04/2021 07:44
Policial militar morre aos 31 anos em decorrência da Covid-19
Polícia Civil apreende 130 quilos de maconha
Ponta Porã

Polícia Civil apreende 130 quilos de maconha

09/04/2021 15:59
Polícia Civil apreende 130 quilos de maconha
Campo Grande

Na capital 91 quilos de cocaína é apreendido pela Polícia

09/04/2021 13:44
SIG desarticula quadrilha de venda de drogas e receptação de produtos furtados
Polícia

SIG desarticula quadrilha de venda de drogas e receptação de produtos furtados

09/04/2021 11:27
SIG desarticula quadrilha de venda de drogas e receptação de produtos furtados
Menina de 10 anos morre afogada no Rio Dourados
Tragédia

Menina de 10 anos morre afogada no Rio Dourados

09/04/2021 10:30
Menina de 10 anos morre afogada no Rio Dourados
Últimas Notícias