
Apenas nas últimas semanas, o município já recebeu visitas de representantes de unidades sul-mato-grossenses como Corumbá, e também de fora do Estado, como de municípios do Paraná e Rio de Janeiro. O interesse é ver como a unidade é estruturada e o seu funcionamento.
De acordo com o comandante da GMD, João Vicente Chencarek, o principal interesse é verificar a regulamentação da Guarda por lei específica, com corregedoria, ouvidoria e demais setores bem estabelecidos. Também é um atrativo no município a autorização para o uso de arma de fogo estabelecida também em legislação, organizada e com treinamento adequado aos agentes.
Outro ponto importante é o trabalho integrado com os demais órgãos de segurança. "Aqui a Guarda Municipal além de cumprir seu papel tem um bom relacionamento e realiza operações conjuntas com os demais órgãos de segurança, e isso é uma dificuldade em outros municípios brasileiros onde há um distanciamento", explica Chencarek.
A GMD tem evoluído de forma significativa na administração do prefeito Murilo, tanto em estrutura quanto em estratégias de ação que tem tornado o tempo de resposta às ocorrências cada vez menor. Intensificando a defesa ao patrimônio público, a cidade foi dividida em quatro setores, com viaturas específicas para atendimento a cada uma dessas áreas. Cada setor ainda tem sua base de apoio.
Ainda existe uma equipe para atender 24h o Parque Ambiental Rego D’água Primo Fioravante Vicente para evitar casos de depredação do patrimônio público. A intenção é garantir tranquilidade das famílias que frequentam o local.
A Guarda ainda possui uma central de monitoramento por câmeras de segurança. Além da praça Antônio João, sede da Guarda Municipal e UPA, que já são monitoradas, também estão sendo instalados novos equipamentos com esta finalidade em algumas escolas e Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal), a exemplo de outras instituições de ensino que já possuem.
A ação contribui com o trabalho de Ronda Escolar que também é referência no órgão. Este possui equipes focadas em ações ostensivas direcionadas às instituições de ensino e ao longo dos anos tem garantido mais segurança à toda a comunidade escolar.
Deixe seu Comentário
Leia Também

GOLPE DO CELULAR
Cresce índice de clonagem de WhatsApp em Dourados
26/02/2021 17:29

Polícia
Quatro são presos na Operação Big Fish em Dourados
26/02/2021 10:55

Polícia
Polícia Civil desmantela associação criminosa que mantinha entreposto de entorpecentes em Caarapó
25/02/2021 08:48

Polícia
PMA captura cascavel de cerca de 1,5 metro dentro de residência em Mundo Novo
24/02/2021 14:24

Polícia
DOF apreende veículo com mais de 2 mil litros de herbicida
24/02/2021 10:55