Droga apreendida pelo DOF. - Crédito: Divulgação/DOF
Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) fizeram na tarde de segunda-feira, a prisão de José F. de O., 33 anos, morador em Sorocaba (SP). Com ele, a polícia apreendeu 1.200 tabletes de maconha e 99 tabletes de pasta base de cocaína.Era por volta de 16h, durante patrulhamento na BR-163, próximo à praça de pedágio em Itaquirai, quando foi abordado um caminhão baú com placas de Umuarama (PR), tendo José como condutor. Ele não conseguiu explicar o motivo da presença dele na localidade, levantando a suspeita de que poderia estar transportando algo ilícito.
Em vistoria ao veículo, foi constatado que o baú do caminhão estava vazio e em uma busca mais apurada, foram localizados tabletes de maconha no interior da carcaça interna do baú. O caminhão foi encaminhado para o pátio da delegacia de fronteira em Dourados, para o desmonte, sendo encontrados 1200 tabletes de maconha, que totalizaram 1.003 quilos da droga e 99 tabletes de pasta base de cocaína, que totalizaram 99,5 quilos da droga.
O condutor da carga disse ter sido contratado pela quantia de R$ 5 mil para levar o caminhão de Itaquirai até a cidade de Bataguassu. A carga é avaliada em mais de R$ 2 milhões. Essa apreensão de pasta base de cocaína é a maior apreensão da droga no ano de 2016 no Estado. O caso foi registrado com tráfico de drogas na Defron.
Mais cocaína
Um caminhoneiro de 33 anos que não teve o nome divulgado dirigia um caminhão com placas de Dourados e foi preso após ser flagrado com 71 tijolos de pasta base de cocaína na rodovia Castello Branco, em Avaré (SP).
A droga estava escondida em um fundo falso de uma roda traseira suspensa do veículo. A prisão foi na segunda-feira pela manhã.
Os policiais pediram para que o caminhoneiro parasse, pois suspeitaram ao ver a carreta tampada com uma lona, mas com o eixo levantado. Ainda segundo a polícia, a carreta seguia com destino para Sorocaba (SP). O total do peso da droga ainda não foi contabilizado. O suspeito foi à delegacia para prestar depoimento e ficou à disposição da Justiça.
Mais na Capital
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Delegacia de Combate ao Narcotráfico (Denar) apreenderam em ação conjunta pelo menos 65,6 quilos de cocaína, por volta das 2h30 de ontem, na BR-262, em Campo Grande. O entorpecente foi encontrado em mochilas, abandonadas por traficantes que passavam a pé por fiscalização.
De acordo com o Correio do Estado, os bandidos saíram em dois carros Golf, da cidade de Corumbá sentido a Campo Grande. O transporte era feito em um carro, quando o outro servia como batedor. A apreensão e prisões ocorreram depois de perseguição.