Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
23º
UEMS - Pantanal
Dia-a-Dia

Unigran Decor alia rústico ao moderno

07 Nov 2015 - 07h00
Unigran Decor, projeto acadêmico pioneiro, abriu ontem as portas da residência da diretora-presidente do jornal  O PROGRESSO, Adiles do Amaral Torres. - Crédito: Foto: Hedio FazanUnigran Decor, projeto acadêmico pioneiro, abriu ontem as portas da residência da diretora-presidente do jornal O PROGRESSO, Adiles do Amaral Torres. - Crédito: Foto: Hedio Fazan
A Unigran Decor, projeto acadêmico pioneiro, abriu ontem as portas da residência da diretora-presidente do jornal O PROGRESSO, Adiles do Amaral Torres, para mostrar à sociedade o resultado de um trabalho que envolve a participação de cursos de arquitetura e urbanismo, design de interiores e artes visuais, na decoração e ambientação de espaços internos e externo do imóvel. Até o dia 29, de terça a domingo, das 16h às 22h, o público terá a oportunidade de conferir gratuitamente o trabalho.

A abertura contou com a presença do prefeito Murilo Zauith, da primeira dama Cecília, de Adiles do Amaral Torres, da reitora da Unigran Rosa De Déa, profissionais da arquitetura, do design, de artes, estudantes e de representantes de cerca de 100 empresas de diferentes segmentos, parceiras do projeto, como o Sicredi. “Esse trabalho ficará para a história de Dourados, por ser pioneiro e por celebrar os 80 anos da cidade”, disse Murilo, na abertura do Decor. “A história da família de Adiles também é uma marca para a cidade, por se tratar de pioneiros que muito contribuíram e contribuem para o município”, ressaltou.

O imóvel utilizado pelo projeto Decor está localizado na rua Izzat Bussuan, nº 2000, ao lado da Escola Imaculada Conceição. Trata-se de uma casa com 650 metros quadrados e uma área externa de 5 mil metros quadrados com muito espaço verde. Adiles e o marido Carlos Alberto Farnesi não moram mais no local. “O projeto trouxe uma mudança radical em todos os ambientes da casa. Ficou muito lindo e todos vocês, envolvidos no trabalho, estão de parabéns”, elogiou a proprietária do imóvel e diretora do jornal O PROGRESSO. A área externa do imóvel ganhou iluminação e intervenções que deixaram o espaço requintado, tudo em combinação com a natureza. Na parte interna, da garagem às salas, aos quartos e sacadas, tudo foi muito bem planejado, desde mobílias a decoração de paredes.

A professora Silvia Toledo, coordenadora do curso de design, diz que o projeto foi um grande desafio, não somente pela grandiosidade, mas também por envolver um grande público de estudantes. Praticamente todo o imóvel contou com a participação da equipe de design. “Buscamos referências na vida de Manoel de Barros e ficou um trabalho que reuniu o rústico, respeitando as características e a própria história do imóvel, aliado ao moderno, apresentando o que há de novo no mercado da construção, da decoração”, explica a professora.

Adiles constituiu família no imóvel, onde criou os filhos, June, Blanche e Weimar Jr. Hoje, ela já é bisavó.
A marca de ambiente agradável é uma das características do projeto, que uniu decoração e funcionalidade ao mesmo tempo. A garagem é uma delas. O espaço deixou de ser apenas um local para guardar veículos. “Realmente, buscamos aliar a estética com a funcionalidade”, explica o coordenador de arquitetura e urbanismo, Márcio Melo. Ao invés de serem guardados em caixas, ferramentas e chaves foram colocadas na parede. Fotografias e móveis rústicos também deixaram a garagem mais atrativa.

Nos cômodos da casa, cada espaço tem seu charme e elegância. É possível fazer uma viagem entre o passado e o novo, porém todos eles remetendo a um ambiente familiar. Telas confeccionadas por estudantes e artistas regionais estão espalhadas por diferentes ambientes, com destaque para um dos corredores, onde o visitante tem a oportunidade de apreciar as obras bem de perto. “Atingimos nosso objetivo e o trabalho agora pode ser acompanhado por toda a sociedade”, diz a coordenadora do Decor, Cláudia Ollé, também coordenadora do curso de Artes Visuais.

Deixe seu Comentário