Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
22º
UEMS - Pantanal
UEMS

UEMS de Dourados sedia 5º Encontro Regional de Ciência e Tecnologia

22 Jun 2016 - 14h06
Foto: Notícias MS/Reprodução - Foto: Notícias MS/Reprodução -
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) sediou, na terça-feira (21), o 5º Encontro Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação, com a presença do secretário de estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Renato Roscoe. Ele conduziu o evento abordando o tema "Construção do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado".

De acordo com Roscoe, o objetivo é entender mais sobre o Sistema de Tecnologia e Inovação nas diferentes regiões do Estado. "Nossa meta é estar no final deste ano com o primeiro esboço do Plano Estadual de CT&I. Ele será submetido aos nossos parlamentares para estabelecer uma política de estado e organizar a utilização dos recursos públicos", afirmou.

O reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos, ressaltou que neste momento de crise a nação pode ter a ajuda da ciência, da tecnologia e da geração de conhecimento para buscar soluções. "O brasileiro é inovador e com a ambiência favorável que temos no MS – entre centros de pesquisa, universidades e o governo – poderemos fazer ações em conjunto, na busca de soluções", enfatizou.

O evento contou com uma palestra introdutória em que Roscoe propôs estimular a discussão. "Nós estamos em um mundo diferente, o novo paradigma é a conectividade e a colaboração. Nesta integração é fundamental estreitar o relacionamento entre empresas e universidades, para que o desenvolvimento produzido na universidade reflita na produtividade das empresas e retorne para a sociedade como um todo", ressaltou.

Durante o evento houve a solenidade de Inauguração da Agência UEMS de Inovação e os participantes foram divididos em seis grupos de trabalhos que elaboraram análises sobre as desafios, forças, oportunidades e ameaças do Sistema de CT&I no Mato Grosso do Sul.

Estiveram presentes representantes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), do Conselho Regional Engenharia Arquitetura e Agronomia (Crea) MS, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), autoridades do município de Dourados e a comunidade acadêmica.

Deixe seu Comentário