As dunas de RN estão entre as mais belas paisagens
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BRASÍLIA - Natureza rica, praias, sítios arqueológicos com inscrições rupestres, rochas, trilhas, áreas montanhosas e inóspitas, açudes e a caatinga – único bioma do mundo exclusivamente brasileiro. Essa diversidade de cenários faz parte do roteiro Sertão do Seridó. O passeio reúne sete municípios, incluindo Natal. A distância total a ser percorrida é de 238 quilômetros.O ponto de partida é a capital, com sua seis praias. As dunas localizadas na região metropolitana de Natal estão entre as mais belas paisagens do nordeste. As descidas, feitas em buggies, são alguns dos programas favoritos de quem circula pela região.
A pouco mais de 180 quilômetros à frente, fica Currais Novos, município conhecido pelo Turismo de Aventura e artesanato. O rapel, no Pico do Totoró, na Serra do Chapéu e na Pedra do Cruzeiro, e o montanhismo – nas serras da Catunda, da Acauã e do Piauí – encantam os amantes dos esportes radicais na natureza. Já Brejuí, uma antiga mina de scheelita, hoje desativada, com 60 quilômetros de túneis e galerias, oferece um espetáculo de cores, proporcionado pelos filões do minério na rocha.
Entre Currais Novos e Acari a distância é de apenas 26 quilômetros. A cidade é considerada a mais limpa do Brasil e abriga um importante acervo religioso do século 18. A cerca de 20 quilômetros, em Carnaúba dos Dantas, o turista encontra serras, 60 sítios arqueológicos e o maior santuário religioso do Seridó, o Monte do Galo, fundado em 1927 e que recebe milhares de peregrinos todos os anos.
Em Jardim do Seridó, é possível conhecer o rio Seridó. Passando pelos escarpados lajedos, se descobre um pequeno lago de águas calmas e várias cachoeiras, conhecido como Poço da Moça. A distância até Carnaúba dos Dantas é de apenas 24 quilômetros.
Viaje pelo Brasil - O Sertão do Seridó é um dos roteiros estruturados pelo Programa de Regionalização, do Ministério do Turismo (MTur). Lançado em 2004, o programa trabalha o desenvolvimento do setor em todo o país e a gestão descentralizada. O objetivo é estruturar, diversificar e qualificar a oferta turística brasileira, para inserir de forma competitiva o produto Brasil no mercado internacional.