Dourados – MS domingo, 20 de setembro de 2020
Dourados
27º max
16º min
Dia-a-Dia

Projeto prevê novo aeroporto ao custo de R$ 40 milhões

27 Nov 2015 - 09h18
Projeto inclui intervenções para atender aeronaves da categoria 4C com 90% do peso máximo. - Crédito: Foto: Arquivo/Aparecido FrotaProjeto inclui intervenções para atender aeronaves da categoria 4C com 90% do peso máximo. - Crédito: Foto: Arquivo/Aparecido Frota
O projeto para a revitalização e ampliação do Aeroporto de Dourados para receber estrutura de boeings prevê um investimento de R$ 40 milhões já aprovados no “Programa de Investimento em logística: Aeroportos” da Secretaria de Aviação Civil (SAC), órgão ligado à Presidência da República. Esta semana o Governo do Estado entregou todas as licenças para a SAC dar continuidade ao projeto. Com isto, a Secretaria aguarda apenas a conclusão do projeto, em janeiro, para autorizar o início das obras. De acordo com parecer da Secretaria, a confecção do projeto está sendo feita por uma empresa contratada pelo Banco do Brasil. A execução da obra será do governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Em parecer emitido pela secretaria ao deputado Geraldo Resende, esta semana, a SAC informou que o Aeroporto, que teve seu projeto preliminar aprovado, prevê intervenções para atender aeronave categoria 4C com 90% do peso máximo de decolagem, tais como boeing, além de terminal de passageiros com 2.160 metros quadrados, pista de pouso e decolagem com dimensões amplas de 2.280 por 45 metros, pátio de aeronaves com quatro posições, nova seção contra incêndio de Aeródromo e operação por instrumento.

A secretaria disse ainda que o Estado já recebeu um carro contra incêndio e vem buscando regularizar a situação do aeroporto para que possa utilizar o voo por instrumento, já que conta com os equipamentos, mas a atividade ainda não estaria autorizada pelo Departamento de Controle de Espaço Aéreo.

Programa

Dourados faz parte do Programa de Investimentos em Logística (PIL), um conjunto de medidas para melhorar a qualidade dos serviços e da infraestrutura aeroportuária e ampliar a oferta de transporte aéreo à população brasileira. O aeroporto douradense é um dos nove de Mato Grosso do Sul a serem incluídos no programa.
Estudo recente divulgado em setembro de 2014 na Airport Infra Expo&Aviation Expo, em São Paulo, listou os 100 aeroportos regionais do Brasil com maior potencial de desenvolvimento.

Numa escala que varia entre Muito Alto, Alto, Médio e Baixo desenvolvimento, Dourados ficou com a classificação de nível “Alto” de desenvolvimento, ficando em terceiro lugar na região Centro-Oeste, perdendo apenas para Anápolis (GO) e Rondonópolis (MT). Na classificação geral o município de Dourados ficou em 35º lugar entre os 100 estudados.

Deixe seu Comentário