Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
23º
UEMS - Pantanal
Dia-a-Dia

Professores da UEMS fazem mostra de talentos

08 Jun 2016 - 17h55Por Do Progresso
O objetivo da jornada é envolver diretamente os docentes na elaboração de projetos artísticos - O objetivo da jornada é envolver diretamente os docentes na elaboração de projetos artísticos -
Em parceria com a Fundação de Cultura (FCMS), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realiza a Jornada de Artes – Jart ato IV, que acontece de 9 a 12 de junho com o tema "O artista docente". A jornada busca discutir as interlocuções e as relações entre o fazer artístico e a docência em arte.
O evento conta com palestras, mesas de discussão, oficinas, comunicações orais seguidas de publicação e mostras de arte (música, artes visuais, teatro e dança), tanto de convidados quanto de professores, acadêmicos e demais interessados.


O convidado especial deste ano é o professor doutor Renato Ferracini, do grupo Lume-Teatro (Unicamp), que ministrará palestras, oficinas e apresentará seu solo mais recente, "Dissolva-se-me", nos dias 10 e 11 de junho. Renato possui graduação em Artes Cênicas pela Unicamp (1993), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Multimeios também pela Unicamp. É ator-pesquisador e atualmente coordenador do Lume – Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp onde atua teórica/praticamente em todas as linhas de pesquisa do núcleo desde o ano de 1993. O espetáculo "Dissolva-se-me" tem como mote aglutinador poético a esquizofrenia e navegou por esse universo a partir de dois eixos norteadores para sua composição poética: em primeiro lugar pela diluição das fronteiras do normal e do patológico que se estende desde Canguilhem e Foucault.


A discussão social e política do termo normalidade e patologia fica mais contundente quando se trata de transtornos psiquiátricos. Em segundo lugar porque o universo corpóreo e vocal de pessoas com esses transtornos mentais, nessa fronteira diluída entre patologia e normalidade, podem produzir uma outra lógica de composição e foi, justamente essa outra lógica o mote principal de investigação poético-dramatúrgica. Todas as atividades acontecem no campus da UEMS em Campo Grande, com exceção do espetáculo "Dissolva-se-me", que acontece no Circo do Mato, e o espetáculo "Zoológico de Vidro", no Glauce Rocha. Mais informações no site do evento, que foi criado e organizado pelos acadêmicos do quarto ano de Artes Cênicas: www.jartuems.com.br .

### Confira a programação do evento da UEMS:

Nesta quinta-feira (9) - credenciamento 9h-12h- Oficinas
Sala de dança: A interpretação no circo-teatro brasileiro: Moira Junqueira (20 vagas):
Auditório: O corpo como fronteira: Prof. Dr.Renato Ferracini – (LUME Teatro / UNICAMP) (50 vagas). 14h-16h – Mesa de discussão: A lei 13278/2016 e as diretrizes e bases para o ensino da arte na educação.

Sexta-feira (10) - 9h-12h – Oficinas:Sala de dança: Temas norteadores para a dança na educação : Prof. Ma.Christiane Araújo (20 vagas):Sala Prática: O teatro de surdos como recurso de comunicação: Prof. Ana Cláudia CEADA (20 vagas). 14h-16h – Mesa de discussão: Processos criativos e seus desdobramentos político-pedagógicos.


16h30-17h30 – "Sal" (Luciana Pacheco e Gabriela Salvador): Mostra de processo Criativo – Pesquisa prática APE-IPE.
Sábado (11) 9h-12h- Oficinas.
Domingo: Encerramento, com o espetáculo "Zoológico de Vidro", às 19h, no teatro Glauce Rocha.

Deixe seu Comentário