Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
20º
UEMS - Pantanal
Dia-a-Dia

Parquímetro de Dourados é desativado temporariamente

03 Fev 2016 - 09h17
Trânsito de Dourados terá novo sistema de estacionamento rotativo, mais moderno e prático. - Crédito: Foto: DivulgaçãoTrânsito de Dourados terá novo sistema de estacionamento rotativo, mais moderno e prático. - Crédito: Foto: Divulgação
A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) de Dourados começou ontem, a retirar as máquinas que estão instaladas no parquímetro. Com isso, o estacionamento rotativo é desativado para voltar a funcionar novamente em 1º de março já com outra tecnologia.


Os 193 aparelhos, que controlavam 1.219 vagas na área central,serão substituídos pela nova estrutura da EPX Parking, empresa que ganhou o processo de licitação realizado pela prefeitura.


De acordo com a Agetran, as pessoas que ainda têm boton do parquímetro antigo podem comparecer a Agetran, em horário de expediente, das 7h30 às 13h30, para fazer a conversão. Esses crédito terão validade de 1º de março a 15 de abril.


De acordo com a Agetran neste mês de fevereiro o estacionamento rotativo não vai funcionar. Na primeira quinzena, será a fase de implantação do novo sistema na cidade e remoção dos parquímetros existentes.
Já na segunda quinzena, será feito um trabalho de orientação à população por parte dos monitores do funcionamento da nova tecnologia para começar a valer a partir de 1º de março.


Nesta primeira etapa, serão utilizadas as demarcações de vagas de carro já existentes. No entanto os números das vagas (hoje de zero a oito, vinculado a cada parquímetro) serão modificados, já que a nova empresa trabalha com um sistema que utiliza quatro dígitos diferentes para cada espaço disponível onde há o estacionamento rotativo.


A nova tecnologia será implantada inicialmente em 1.219 vagas para carros no centro, que é a mesma quantidade existente. Posteriormente, conforme previsto em edital, o sistema será ampliado para 2.219 vagas. O valor para os automóveis será de R$ 2 por hora, podendo cada veículo ficar somente duas horas em cada vaga.


Através do novo sistema, também será iniciada a cobrança de estacionamento rotativo para motocicletas, cujo valor da hora será de R$ 0,50. Serão ao todo 781 vagas destinadas às motocicletas. No entanto, o prazo de implantação e inicio da cobrança serão diferentes dos adotados para os carros.


A previsão é começar a cobrança para motos entre 30 e 60 dias depois da cobrança para os carros, segundo o diretor presidente da Agetran, Ahmad Hassan Gebara, o Mito.


A nova tecnologia adotada é moderna e virtual. O condutor poderá baixar na Play Store o aplicativo Exp Smart Parking, que é gratuito. Nele o motorista faz um cadastro pessoal e através do GPS do celular, o próprio sistema localiza a cidade em que ele está. Dourados será incluído no aplicativo no dia 28 de fevereiro ao sistema, data em que a empresa orienta os condutores a baixarem o aplicativo.


O condutor então poderá comprar créditos, no valor que lhe convém, e incluir na “conta” que ele criou no aplicativo. Essa aquisição é feita através do cartão de crédito. Ao parar no local disponível que gostaria de estacionar, basta entrar no aplicativo e digitar o número da vaga de quatro dígitos, a placa do carro que está utilizando no momento e o tempo que pretende ficar no local.

Deixe seu Comentário