Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
32º
UEMS - Pantanal
Exposição

Museu das Olimpíadas fica em Campo Grande até hoje

18 Jun 2016 - 06h00
Crianças do Centro de Convivência do Jardim Noroeste durante visita ao Museu Itinerante na Capital. - Crédito: Foto: Elvio LopesCrianças do Centro de Convivência do Jardim Noroeste durante visita ao Museu Itinerante na Capital. - Crédito: Foto: Elvio Lopes

Com uma estrutura montada desde a manhã de ontem na Praça da República, localizada em frente ao Rádio Clube Cidade, centro da Capital, o "Museu Itinerante Se Prepara Brasil", permanece somente até hoje em Campo Grande, com visitação das 10 às 19h e depois segue para Londrina, Cascavel (PR); Joinvile (SC), Caxias do Sul e Porto Alegre (RS), encerrando o itinerário por 45 cidades do País em agosto, no Rio de Janeiro.


A exposição sobre rodas reúne acervos do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016 e coleções particulares, com peças originais e réplicas sobre a história das Olimpíadas, como uma cesta de vime, produzida para os jogos de basquetebol no final do século XIX.


O produtor operacional do museu, Ítalo Alunni, explica que a entrada é franca e escolas podem levar os estudantes para conhecerem um pouco da história das olimpíadas, participarem de jogos interativos que têm como temas modalidades disputadas nos jogos olímpicos, fotos e vídeos de atletas que se destacaram conquistando medalhas em atividades e algumas peças utilizadas durante os eventos, como sapatilhas para atletismo e diferentes bolas usadas em partidas disputadas ao longo de pouco mais de um século.


Alunni também explicou que, nas capitais por onde passou a exposição itinerante, a mostra é montada pouco antes da passagem da tocha olímpica, como acontece com Campo Grande, onde a chama que alimenta os espírito esportivo das competições chega no final de semana que vem. Uma das coordenadoras do Centro de Convivência do Jardim Noroeste, Consuelo Gutierrez, coordenava, no início da tarde de ontem, os alunos da instituição, que participaram de uma excursão ao "Museu Itinerante Se Prepara Brasil", onde crianças e adolescentes se maravilharam com as peças expostas e com os jogos interativos.


Além da exposição, montada em uma carreta, a estrutura do museu itinerante também apresenta, durante a permanência da mostra, atletas de algumas modalidades em disputa nos jogos olímpicos. Na tarde de ontem, faziam parte da estrutura os atletas Ayhan Zanella, do judô; Jeferson Nunes, do basquete e Phelipe Gomes, do rúgby.


A exposição é promovida pelo Grupo Bradesco Seguros, patrocinador e segurador oficial dos Jogos Rio-2016.

Deixe seu Comentário