Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
22º
UEMS - Pantanal
Edições Especiais

Juiz Eduardo Machado Rocha: o desembargador que virou prefeito de Dourados

18 Dez 2015 - 11h55
Desembargador douradense Eduardo Machado Rocha assumiu a Prefeitura de Dourados que, à época, estava sem prefeito e vice. - Crédito: Foto:  Acervo O PROGRESSODesembargador douradense Eduardo Machado Rocha assumiu a Prefeitura de Dourados que, à época, estava sem prefeito e vice. - Crédito: Foto: Acervo O PROGRESSO
César Cordeiro


Um fato inusitado entrou para a história recente de Dourados. Setembro de 2010, a prefeitura de Dourados estava sem prefeito e vice-prefeito. Ambos estavam presos por uma operação desencadeada contra a corrupção na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. Mas, neste caso, não era o presidente da Câmara que tinha que assumir o mandato? Era, porém o então presidente da Casa de Leis também estava preso na mesma operação que também levou mais oito parlamentares.


Restava ao presidente do Foro da Comarca, juiz Eduardo Machado Rocha, assumir a cadeira de prefeito de Dourados em meio a um escândalo nacional que abalou a cidade.


Eduardo Machado Rocha tinha uma séria missão a cumprir, de pronto. Devolver a tranquilidade ao povo de Dourados e manter a prefeitura a salvo de qualquer fator externo que viesse agravar ainda mais a situação.
O juiz Eduardo Machado Rocha foi empossado no dia 4 de setembro como prefeito interino de Dourados. A posse ocorreu durante sessão extraordinária da Câmara de Vereadores, presidida pela vereadora Delia Razuk (PMDB) que mais tarde seria efetivada como prefeita de Dourados até a convocação de eleições extemporâneas.


Foi um acontecimento e tanto! Centenas de moradores lotaram o auditório e as galerias da Câmara para acompanhar a posse, quando se fizeram presentes os juizes da Comarca local que foram prestigiar o colega e os promotores de Justiça Amílcar Araújo Júnior e João Linhares, além de delegados das Polícias Civil e Federal e José Carlos Barbosa representando o Governo do Estado.


Eduardo Machado Rocha foi empossado menos de 20 horas após ser nomeado pelo desembargador João Carlos Brandes Garcia, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, para ocupar interinamente o cargo de chefe do Executivo Municipal. Após o juramento de posse, o prefeito interino anunciou como primeiro ato uma auditoria em todas as secretarias e demais órgãos municipais. Assim que assumiu ele exonerou 130 servidores comissionados.


Eduardo Machado Rocha nasceu e cresceu em Dourados. Foi jogador de futebol no Operário, na época em que existia a saudosa rivalidade entre Operário e Ubiratan no estádio da Leda que lotava em dias de clássico. O desembargador Eduardo Machado Rocha, que é cristão, assumiu a prefeitura de Dourados dizendo uma frase que marcou: “corruptos são pessoas demoníacas”.

Deixe seu Comentário