
Juntamente com a retomada de fôlego de alguns setores da agropecuária, como o sucroenergético e o florestal, o número de vagas abertas no mercado de trabalho sul-mato-grossense superou o de abril (foram 562 em maio e 187 no período anterior). Foi o terceiro melhor resultado do país entre os estados que tiveram resultado positivo.
As informações estão na Carta de Conjuntura do Mercado de Trabalho, divulgada nesta segunda-feira (27) pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) – clique aqui para fazer o download do documento.
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego do Ministério do Trabalho e Emprego (CAGED-MTE), referentes a maio 2016, A criação de novas vagas com carteira assinada deu-se nos setores de: Agropecuária (522 empregos a mais), Construção Civil (397 empregos a mais) e Indústria (154 empregos a mais).
"A política de atração de investimentos em Mato Grosso do Sul está mostrando resultado. O saldo positivo na construção civil foi bastante influenciado pelos canteiros de obras em Três Lagoas, com a Fibria e em Maracaju com a chinesa BBCA. É importante destacar que isso é reflexo dos investimentos atraídos para o Estado. A tendência, principalmente em Três Lagoas e outros municípios da região é de que esse patamar positivo continue nos próximos meses", comenta o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck.
Sobre o desempenho positivo nas contratações com carteira assinada na agropecuária, Jaime Verruck destacou a "retomada na safra de cana e a abertura de novas vagas em empreendimentos da base florestal. São duas áreas que estao bastante destacadas em relacao à geracao de emprego no Estado".