Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
20º
UEMS - Pantanal
Dia-a-Dia

Igreja celebra o Natal com a Missa do Galo

24 Dez 2015 - 07h00
Árvore de Natal, juntamente  com o simbolismo do Papai Noel, simboliza um período de festas. - Crédito: Foto: Marcos RibeiroÁrvore de Natal, juntamente com o simbolismo do Papai Noel, simboliza um período de festas. - Crédito: Foto: Marcos Ribeiro
Celebrada desde o século V, à meia-noite, a Missa do Galo é tradição entre os católicos na noite de hoje (24), véspera de Natal. Em Dourados, não é diferente e, apesar de não ser à meia-noite, essa missa será celebrada na catedral e paróquias a partir das 20h. O nome da Missa do Galo é uma alusão ao nascimento de Jesus, que veio para iluminar o mundo. É o galo que desperta para o nascimento do dia e a chegada do novo.


Atualmente, as missas do Galo foram antecipadas. O próprio Papa Francisco optou por mudar o horário para que as famílias possam passar a ceia juntas, rompendo a tradição dos papas anteriores, com missa às 21h30, horário de Roma.


Na catedral Imaculada Conceição, em Dourados, a celebração será presidida pelo padre Crispim Guimarães, pois o bispo Dom Redovino Rizzardo se recupera de problemas de saúde. Amanhã, dia 25, acontece a Missa de Natal, um pouco mais cedo na Catedral, às 19h. Cada paróquia terá seu horário.


Entre os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro a Igreja celebra a Oitava do Natal, período de exultação da grande festa do nascimento de Jesus como um dia só. A Oitava tem dois sentidos no uso litúrgico cristão. No primeiro, é o oitavo dia após uma festa, inclusivamente, de forma que o dia sempre caia no mesmo dia da semana que a festa original. Padre Crispim diz que o Natal não é apenas a celebração do aniversário de Jesus, é também a memória da redenção.

Comemoração


Embora tradicionalmente seja um dia santificado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial. Além disso, o Papai Noel é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças.


Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade econômica entre cristãos e não-cristãos, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para os varejistas e para as empresas. O impacto econômico da comemoração é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo.

Papa


A Igreja Católica realiza essa missa desde o ano 330 d.C, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, na Itália, e o galo a concebe por representar vigilância, fidelidade e testemunho cristão.


Na Missa do Galo celebrada no ano passado, o Papa Francisco ressaltou a importância da missa na vida do cristão . Segundo ele, “ao longo do caminho da história, a luz que rasga a escuridão revela-nos que Deus é Pai e que a sua paciente fidelidade é mais forte do que as trevas e do que a corrupção. Nisto consiste o anúncio da noite de Natal”, afirma Francisco.

Deixe seu Comentário