Dourados – MS sábado, 19 de setembro de 2020
Dourados
30º max
20º min
Dengue

Dourados reduz índice de infestação do Aedes aegypti

03 Mai 2016 - 06h00
Dourados entrar no parâmetro ‘satisfatório’  e trabalhos não param. - Crédito: Foto: A. FrotaDourados entrar no parâmetro ‘satisfatório’ e trabalhos não param. - Crédito: Foto: A. Frota
Dourados consegue reduzir o índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, ficando abaixo do tolerável pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Conforme o último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), realizado entre os dias 18 a 20 de abril, Dourados conseguiu baixar o índice para 0,3%, bem abaixo do tolerável pelo OMS que é de 1%.


Esta é a terceira amostra realizada este ano. A primeira foi em janeiro onde o índice de infestação era de 2,1%; na segunda mostra realizada em março, o índice caiu para 1,2% e 0,3% agora.


O levantamento foi realizado em 3.407 imóveis visitados em todas as regiões de Dourados. Foram localizados um total de 10 focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, sendo que nove estavam infectados. Pela classificação, no geral, a cidade está em nível ‘satisfatório’.


Segundo a coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes), Rosana Alexandre da Silva, Dourados alcança parâmetro ‘satisfatório’, mas vai continuar trabalhando no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, principalmente nos bairros onde foram localizados focos do mosquito. "Os mutirões vão continuar e os trabalhos de visitas de rotina nos imóveis também. Vamos continuar em ‘alerta’, porque qualquer descuido, o mosquito volta a proliferar mesmo estando num clima frio", enfatizou Rosana.

Deixe seu Comentário