Letícia Castellani Duarte. - Crédito: Foto: Unigran
Farmacêuticos, professores, estudantes e representantes de entidades e associações profissionais reuniram-se no II Fórum Nacional para discussão das diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Farmácia. A coordenadora do curso na Unigran, Letícia Castellani Duarte, representou as Instituições de Ensino Superior do estado no evento.O Fórum foi realizado em Brasília. Após discussões, a proposta para a elaboração das diretrizes curriculares foi para votação e aprovada pelos presentes.
A coordenadora Letícia considera que o projeto é uma ferramenta importante para melhoria da formação profissional.
"É um momento especial para a educação farmacêutica. As principais mudanças votadas foram o foco da formação do aluno, que será direcionado para o medicamento e para a saúde pública, além do aumento da carga horária mínima para 5.000 horas", destaca.
Letícia Castellani Duarte ressalta ainda que as novas resoluções incluem a prescrição farmacêutica e a Farmácia Estética já na graduação.
"Estamos com ótima expectativa quanto esse projeto. Principalmente em relação a essa formação voltada para a prescrição farmacêutica, que é o que temos visto que esse é o caminho que a profissão deve seguir, voltado para a saúde pública e para atenção do paciente na prescrição farmacêutica", assegura.
O documento foi elaborado a partir dos resultados dos fóruns estaduais.
A proposta aprovada será encaminhada ao Conselho Nacional de Educação (CNE), do Ministério da Educação (MEC).