Dourados – MS terça, 07 de julho de 2020
Dourados
31º max
17º min
Dia-a-Dia

Comed debate bullying e ensino de música

17 Jun 2011 - 07h49Por Marli Lange
Marlene Ribeiro é a presidente do Comed em Dourados - Crédito: Foto : DivulgaçãoMarlene Ribeiro é a presidente do Comed em Dourados - Crédito: Foto : Divulgação
DOURADOS - O Conselho Municipal de Educação de Dourados (Comed) órgão normatizador do Sistema Educacional do Município, promove dia 17 de junho, a partir das 8h, na Câmara, o seminário “Diversidade e Bullying: Aspectos Psicológico e Legais e o Ensino da Música na Educação Básica”.

No período matutino, a professora mestre Rosemeire Pereira Souza Martins, psicóloga especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior e mestre em Ciência da Saúde pela UnB, vai abordar os aspectos psicológicos. Já, o advogado Upiran Jorge Gonçalves da Silva, que foi Promotor de Justiça, vai expor os aspectos legais de como os educadores podem conter o bullyng e sobre o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA.

No período vespertino, a discussão será em torno da Lei 11.769. Todas as escolas públicas e particulares do país deverão oferecer aulas de música a seus alunos. A obrigatoriedade está incluída na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo do componente curricular, ou seja, não se trata de criar uma disciplina de música. Esse tema será abordado pela professora Ana Lúcia Gaborim, mestra em Música. Atualmente ela é professora efetiva do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal (UFMS), nas áreas de Canto Coral, Regência e Prática de Ensino.


Educação musical é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento. A educação musical, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece assistematicamente na sociedade, por meio, principalmente, da escola ou em outras instituições de ensino.

“Os municípios devem se organizar, a educação é também um processo social do qual participamos enquanto realizamos uma opção entre diferentes valores e objetivos a serem alcançados. Uma educação democrática é aquela em que todos os envolvidos podem participar na definição dos rumos da educação, e não só os dirigentes, professores, alunos e técnicos”, retrata a presidente do Comed, Marlene Ribeiro.


As inscrições ao evento são gratuitas e podem ser feitas através do endereço eletrônico: [email protected], ou informações no 3411-7651.

Deixe seu Comentário