Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
20º
UEMS - Pantanal
Dia-a-Dia

Ceims de Dourados precisam de reformas

23 Fev 2011 - 08h06
Berço e colchões em Ceim de Dourados precisam ser trocados - Crédito: Foto : DIVULGAÇÃOBerço e colchões em Ceim de Dourados precisam ser trocados - Crédito: Foto : DIVULGAÇÃO

#####Educação

#Ceims de Dourados precisam de reformas




DOURADOS – O ano letivo da Rede Municipal de Ensino de Dourados iniciou no dia 14 e um novo governo começa agora. A partir de hoje tomam posse o prefeito Murilo Zauith e o Secretário Municipal de Educação, Valteir Betoni. Eles têm muitos problemas de ordem estrutural que precisam ser solucionados nos Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs).

De uma maneira geral, apenas dois Centros de Educação Infantil, dos 25 existentes não apresentam problemas : Beatriz Bumlai, no 4º plano e Mario Kumagai, no Jardim Novo Horizonte. Dois estão interditados: o Raio de Sol e Maria de Nazaré. Os outros 21 precisam de reformas.

Ontem, uma mãe ligou ao O PROGRESSO para informar que o Ceim Geni Milan, da Cohab II está sem merendeira e por isto não haveria aula.

A clientela infantil, educadores e profissionais da educação estão convivendo diariamente com situações variadas. A infiltração nas paredes e tetos, as redes elétrica e hidráulica comprometidas fazem parte dessa realidade.

Um dos Ceims que necessita de atendimento emergencial é o Austrilio Ferreira de Souza, no jardim Maracanã. Além da reforma geral é preciso trocar os colchões que estão velhos e com as capas rasgadas. Os berços não têm grades e precisam fazer um “crediário” de “cama e banho”, ou seja, comprar toalhas de banho e lençóis. “É triste receber as crianças num ambiente assim. O nosso patrimônio está feio. É preciso fazer melhor”, avalia uma educadora.

Um exemplo de enfrentamento dos problemas aconteceu na semana que antecedeu o inicio do ano letivo: coordenadores, educadores e demais funcionários do Ceim Ivo Carneiro, no Monte Líbano, pintaram algumas paredes e fizeram uma bela decoração com desenhos. “A gente se uniu para deixar o espaço um pouco mais agradável para as crianças”, relata uma professora. Esse Centro de Educação Infantil Municipal tem problemas sérios como as portas enferrujadas, infiltração no banheiro do berçário e complicações nas redes elétricas e hidráulica.

A presidente do Conselho Municipal de Educação (Comed), Marlene Ribeiro, relata que os problemas de infra estrutura existentes nos Ceims de Dourados não são recentes. “Ao contrário. Há muito que estamos orientando aos prefeitos e secretários de educação sobre a situação e a legislação a ser cumprida, que é a deliberação 001 de outubro de 2008 que dispõe sobre a organizaçao e funcionamento da educação básica, nas etapas da educação infantil e ensino fundamental no sistema de ensino de Dourados”, relata a presidente.

Deixe seu Comentário