Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
20º
UEMS - Pantanal
Discussão

Audiência pública sobre guarda compartilhada lota Câmara

03 Mai 2016 - 06h00
Mais de 500 pessoas participam de Audiência proposta por Sergio Nogueira. - Crédito: Foto: DivulgaçãoMais de 500 pessoas participam de Audiência proposta por Sergio Nogueira. - Crédito: Foto: Divulgação
Na última sexta-feira, 29, a Câmara Municipal realizou a Audiência Pública "Guarda Compartilhada como Instrumento de Prevenção à Alienação Parental na Formação Integral da Criança e do Adolescente", proposta pelo vereador Sergio Nogueira (PSDB). O evento lotou o plenário com a presença mais de 500 pessoas, entre universitários, advogados, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e comunidade em geral.


José Antônio Alencar, promotor de Justiça de Dourados, ministrou a palestra. Durante sua fala, o promotor apresentou os aspectos jurídicos e a legislação que trata do tema, enfocando o poder familiar, os vários tipos de Guarda e como a legislação vê o assunto da Alienação Parental. Sua palavra encontrou amparo e embasamento também nas escrituras sagradas demonstrando que na lei de Deus, a família tem um papel preponderante na formação da sociedade.


Dênis Colares, membro da Comissão de Infância do Instituto Brasileiro de Direito de Família, trouxe uma contribuição significativa com o olhar da legislação aliado às pesquisas já realizadas que apontam os prejuízos da ausência dos pais na educação e formação da personalidade e do caráter dos filhos.


A psicóloga jurídica e assistente social, Silvia Mara Pagliuzo Muraki, também foi uma das debatedoras da Audiência, a qual abordou o olhar psicológico sobre os prejuízos da alienação parental na vida dos filhos. Silvia considerou que o ato da Alienação Parental interfere na formação psicológica da criança e do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a sua guarda.


Trazendo uma contribuição prática, Robson Moraes dos Santos, coordenador Projeto "ECA nas Escolas" da Unigran, ressaltou suas experiências no Projeto e ainda, na assessoria ao Juizado da Vara da Infância e da Adolescência, enfatizando a importância da guarda compartilhada na prevenção da alienação parental.
O vereador Sergio Nogueira garante que a Audiência Pública foi de grande relevância para sociedade.

Deixe seu Comentário