Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
23º
UEMS - Pantanal
Dia-a-Dia

Audiência do ‘Outubro Rosa’ acontece hoje

29 Out 2015 - 07h00
Virgínia promove audiência pública sobre o Outubro Rosa. - Crédito: Foto: DivulgaçãoVirgínia promove audiência pública sobre o Outubro Rosa. - Crédito: Foto: Divulgação
A vereadora Virgínia Magrini (PP) continua mobilizando homens e mulheres de Dourados e região para participar da campanha nacional do Outubro Rosa, que visa conscientizar o público da importância de estar sempre atento à prevenção do câncer, sobretudo da mama para ambos os sexos e colo de útero feminino.


Hoje, a partir das 19h, o plenário da Câmara Municipal de Dourados deverá receber o público para a tradicional audiência pública com o objetivo de discutir a temática com especialistas de diversas áreas oncológicas. “Precisamos criar a cultura preventiva entre as pessoas, mesmo porque quanto mais cedo à doença for diagnosticada, maiores serão as possibilidades de cura e melhor será a qualidade de vida da paciente durante o tratamento”, explica a vereadora.


Com autoridade de quem foi pioneira na realização da campanha Outubro Rosa em Dourados, mobilizando milhares de mulheres através da Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados (ACCGD), entidade que presidiu durante anos e onde ainda desenvolve um importante trabalho voluntário, Virgínia Magrini afirma que o maior desafio do Outubro Rosa não é levar às mulheres aos postos de saúde para fazer os exames preventivos no mês da campanha, mas, sim, fazer com que esse público exercite a prevenção todos os dias, em todos os meses do ano.


A vereadora lembra que o câncer é a maior causa de morte entre as mulheres em todas as idades e que somente a cultura da prevenção poderá mudar essa triste realidade no médio e longo prazo. “As mulheres precisam desenvolver o costume de se tocar, de conhecer o próprio corpo e, sobretudo, de buscar ajuda tão logo perceba alguma alteração. Mas o autoexame precisa ser realizado pelos homens também. Hoje em Dourados quatro homens lutam contra o câncer de mama e não há exame que detecta além do toque. Informação, conscientização e prevenção”, disse Virgínia.

Deixe seu Comentário