Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
20º
UEMS - Pantanal
CVE

Aeroporto de Dourados prepara equipe para ações de emergência

14 Mai 2016 - 19h30
Foi realizado mais um treinamento para garantir a segurança. - Crédito: Foto: DivulgaçãoFoi realizado mais um treinamento para garantir a segurança. - Crédito: Foto: Divulgação
A administração do Aeroporto Francisco de Matos Pereira, de Dourados, realizou na quarta e quinta-feira, o curso teórico e prático de CVE (Corpo de Voluntários de Emergência de Aeroportos) para toda a equipe que trabalha no local, desde servidores até o pessoal de empresas aéreas e terceirizados.


De acordo com o administrador do aeroporto, Juliano de Almeida Domingos, que também exerce a função de gerente de segurança operacional, o curso CVE prepara as pessoas para serem acionadas nos casos de emergência que envolva muitas vítimas. "Elas somarão esforços com equipe orgânica, sem deixar que o atendimento sofra solução de continuidade", explica.


O médico Eduardo Antônio da Silveira, diretor do SAMU e o sargento Heliyton Tadashi Bernardo, do Corpo de Bombeiros Militar, ministraram na terça-feira os conteúdos sobre o atendimento pré-hospitalar. Os temas foram: recuperação cardiorrespiratória, traumatismos em geral, transportes de acidentados e ainda hemorragias e queimaduras.


Já na quarta-feira ocorreu o Exeac (Exercício de Emergência Aeronáutico Completo) que tem como objetivo simular uma situação real de acidente aéreo com vítimas. O exercício compreende a mobilização de todos os integrantes do ‘Plano de Emergência do Aeroporto de Dourados’ para configurar o atendimento no caso de um evento de sinistro real.


"Este treinamento tem por finalidade aferir a eficiência dos meios alocados no Plem (Plano de Emergência Aeronáutica) para atender a respectiva eventualidade", diz Juliano. A operação envolveu o SAMU e Corpo de Bombeiros.

Deixe seu Comentário