Vereador Madson levou moradores à audiência na Educação. - Crédito: Foto: Divulgação
A comunidade escolar dos distritos de Panambi, Vila Vargas, Vila Formosa e Macaúba foram atingidas, no início do ano letivo, por uma resolução da Secretaria estadual de Educaçãoque, na prática, fechariam as salas de aula dessas localidades.A reação de estudantes, pais de alunos e membros da comunidade foi instantânea, o que motivou o vereador Madson Valente (DEM), líder do prefeito Murilo Zauith (PSB) na Câmara e a Associação de País e Mestres (APM) das escolas a procurarem os deputados Barbosinha (PSB) e Zé Teixeira (DEM) para que intervissem nessa situação.
Os deputados agendaram encontro com a secretária de Educação do Estado, professora Maria Cecília Amendola da Motta, que recebeu terça-feira passada uma comissão de pais e o vereador Madson para tratar do assunto. A presidente da APM da escola de Vila Vargas, Cláudia Marinho, falou em nome dos pais e o vereador Madson explanou o impacto da medida para os moradores da zona rural.
Os deputados também defenderam a permanência do ensino médio e explicaram que as escolas rurais precisam ser vistas com uma legislação diferenciada, considerando a realidade dos alunos e da comunidade diretamente atingida.
A secretária Maria Cecília recomendou estudos à equipe da SED para manter o regime de funcionamento das unidades escolares dos distritos, acatando o pedido dos deputados, do vereador e das lideranças da comunidade escolar. "Prevaleceu o bom senso", comemorou o vereador Madson Valente.
Kits escolares
Na semana passada, o vereador Madson acompanhou a secretária municipal de Educação, Marinisa Mizoguchi, na entrega dos kits para os alunos das escolas Ruy Gomes, no distrito de Vila São Pedro e Coronel Firmino, em Macaúba. O líder do prefeito encaminhou reivindicações de melhorias para as escolas, na estrutura de funcionamento e destacou o empenho dos alunos e professores para obter números mais positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), "melhorando a posição de Dourados no ranking do ensino".