Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
22º
UEMS - Pantanal
Dia-a-Dia

Ação política faz Estado manter ensino rural

15 Mar 2016 - 06h00
Vereador Madson levou moradores à audiência na Educação. - Crédito: Foto: DivulgaçãoVereador Madson levou moradores à audiência na Educação. - Crédito: Foto: Divulgação
A comunidade escolar dos distritos de Panambi, Vila Vargas, Vila Formosa e Macaúba foram atingidas, no início do ano letivo, por uma resolução da Secretaria estadual de Educaçãoque, na prática, fechariam as salas de aula dessas localidades.


A reação de estudantes, pais de alunos e membros da comunidade foi instantânea, o que motivou o vereador Madson Valente (DEM), líder do prefeito Murilo Zauith (PSB) na Câmara e a Associação de País e Mestres (APM) das escolas a procurarem os deputados Barbosinha (PSB) e Zé Teixeira (DEM) para que intervissem nessa situação.


Os deputados agendaram encontro com a secretária de Educação do Estado, professora Maria Cecília Amendola da Motta, que recebeu terça-feira passada uma comissão de pais e o vereador Madson para tratar do assunto. A presidente da APM da escola de Vila Vargas, Cláudia Marinho, falou em nome dos pais e o vereador Madson explanou o impacto da medida para os moradores da zona rural.


Os deputados também defenderam a permanência do ensino médio e explicaram que as escolas rurais precisam ser vistas com uma legislação diferenciada, considerando a realidade dos alunos e da comunidade diretamente atingida.


A secretária Maria Cecília recomendou estudos à equipe da SED para manter o regime de funcionamento das unidades escolares dos distritos, acatando o pedido dos deputados, do vereador e das lideranças da comunidade escolar. "Prevaleceu o bom senso", comemorou o vereador Madson Valente.

Kits escolares


Na semana passada, o vereador Madson acompanhou a secretária municipal de Educação, Marinisa Mizoguchi, na entrega dos kits para os alunos das escolas Ruy Gomes, no distrito de Vila São Pedro e Coronel Firmino, em Macaúba. O líder do prefeito encaminhou reivindicações de melhorias para as escolas, na estrutura de funcionamento e destacou o empenho dos alunos e professores para obter números mais positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), "melhorando a posição de Dourados no ranking do ensino".

Deixe seu Comentário