Dourados – MS sábado, 16 de outubro de 2021
Dourados
23º max
18º min
Mundo

Laudo aponta que erro estrutural causou desabamento de prédio no PA

15 Abr 2011 - 20h15
Local onde prédio desabou em Belém, em janeiro deste ano, provocando a morte de três pessoas - Crédito: Foto: ReutersLocal onde prédio desabou em Belém, em janeiro deste ano, provocando a morte de três pessoas - Crédito: Foto: Reuters
O prédio em construção que desabou em Belém, na tarde de 29 de janeiro deste ano, tinha falha na estrutura, segundo o laudo do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, divulgado nesta sexta-feira (15), na capital paraense. O documento foi entregue para a Polícia Civil e vai integrar o inquérito que apura as causas do acidente. A queda do prédio provocou a morte de três pessoas e deixou outras três feridas, de acordo com a Defesa Civil do Pará.

Segundo Orlando Salgado Gouveia, diretor do centro de perícias do Pará, a queda do prédio poderia ter sido evitada se o projeto tivesse sido revisto, como prevê a norma 6118, da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). \"Houve erro de detalhamento do projeto estrutural, falha estrutural e erro do modelo matemático para a construção do prédio. O problema maior foi detectado no subsolo. Depois do prédio levantado, um reforço estrutural poderia ter sido feito.\"

Ainda de acordo com Gouveia, \"a concepção da estrutura como um todo foi errada. O engenheiro calculou pórticos isolados para cada pavimento, quando deveria usar pórticos múltiplos ou um modelo tridimensional. Estava errado o dimensionamento das ferragens. Os estribos poderiam ser bem maiores.\"

Gouveia disse que pelo menos outros dez prédios construídos pela mesma empresa estão tendo os projetos estruturais revistos. \"Estamos ajudando em dois prédios em conjunto com uma consultoria de engenharia. Ao todo, são mais de dez prédios que já estão prontos e ocupados por moradores que passam por uma revisão técnica.\"

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mundo

Papa abre caminho à beatificação de João Paulo I

13/10/2021 16:00
Transição energética é "demasiado lenta", alerta agência
Mundo

Transição energética é "demasiado lenta", alerta agência

13/10/2021 09:00
Transição energética é "demasiado lenta", alerta agência
Jornalistas da Filipinas e Rússia recebem Nobel da Paz
Mundo

Jornalistas da Filipinas e Rússia recebem Nobel da Paz

08/10/2021 13:00
Jornalistas da Filipinas e Rússia recebem Nobel da Paz
Mundo

Pandemia teve impactos diretos para bebês e crianças, diz estudo

06/10/2021 14:00
Mundo

"Apagão" no Facebook foi erro interno e não ataque informático

06/10/2021 09:00
Últimas Notícias