Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
23º
UEMS - Pantanal
Mundo

Forças de paz de Angola, Brasil e Portugal falam à ONU News sobre o serviço no terreno

Neste Dia dos Capacetes Azuis, integrantes da República Centro-Africana estão entre os 15 mil trabalhadores internacionais na Missão da ONU no país, Minusca;

27 Mai 2022 - 11h15Por ONU News
O mandato das Nações Unidas envolve facilitar a entrega de ajuda, promover os direitos humanos, apoiar a justiça e o Estado de Direito - Crédito: MINUSCA/Leonel GrotheO mandato das Nações Unidas envolve facilitar a entrega de ajuda, promover os direitos humanos, apoiar a justiça e o Estado de Direito - Crédito: MINUSCA/Leonel Grothe

As operações de manutenção de paz das Nações Unidas integram civis, militares e forças policiais na busca da paz e segurança mundiais.*

O processo de estabilização na República Centro-Africana envolve pelo menos 198 portugueses e 10 brasileiros. No Dia Internacional dos Boinas ou Capacetes Azuis, eles celebram a data com outros 90 mil profissionais entre civis e militares que servem em pelo menos 12 missões da ONU pelo mundo.

Apoio civil 

A boina-azul luso-angolana Carla é um dos rostos mais conhecidos das comunidades na República Centro-Africana. Ela faz a ponte de contacto com líderes em níveis comunitário, da sociedade civil e de autoridades municipais.

O trabalho dela no Departamento de Coordenação e Assuntos Civis tem impacto em todo o território centro-africano.

Dentre as tarefas estão proteção de civis, diálogo e reconciliação em nível comunitário acompanhando ainda a restauração da autoridade do Estado.

A cooperação envolve autoridades com intervenção central e local.

Carla destaca que mais além da questão de origem, os centro-africanos, de modo geral, aceitam bem todas as nacionalidades. Ela considera ter uma “sensibilidade acrescida” por ter nascido em Angola e o conhecimento do processo de paz que se pode aplicar à realidade centro-africana.

Primeiros socorros

Já a portuguesa Mariana Lameiras é 1º cabo e socorrista na Força de Reação Rápida do contingente do seu país na Minusca.

Ela é a responsável por uma Ambulância Pandur, viatura blindada que visa auxiliar nos primeiros socorros.

A militar atua “dentro da base” para garantir o bem-estar e a saúde dos colegas em primeiros socorros, juntamente com médicos e enfermeiros.

Mas também está a cargo do trabalho no terreno para a proteção de civis e intervir na violação dos direitos humanos. A viatura ajuda a fazer evacuações médicas.

Mariana Lameiras considera “enriquecedor” seu trabalho no terreno  do ponto de vista pessoal e profissional, por ajudar a sociedade centro-africana. A oficial revela dar sempre o melhor de si e honrar a sua missão.

Igualdade de gênero

A Minusca tem um Departamento de Gênero para envolver mais mulheres de forma ativa nas atividades militares.

Além de realizar ações sociais, um estereótipo que muitas vezes existe, a ideia é organizar patrulhas e funções de segurança.

A brasileira Ana de Falco é a face dessa função desde setembro de 2021 e trabalha para que as Nações Unidas consigam cumprir a tarefa.

A resolução sobre igualdade de gêneros defende a implementação no trabalho de departamentos como o de inteligência, de operações, ou de planeamento. Tudo isto é uma via para alcançar o objetivo maior: proteger os civis.

Compromisso

A capitã destaca que é muito importante que exista a participação de homens e mulheres para promover o compromisso dos militares e da força com a população local, e obter informações fidedignas sobre o terreno e para que, com essas informações, melhore o plano das operações militares de forma a proteger melhor as comunidades locais.

Ela explicou que existe “um incentivo para que cada departamento mapeie, na sua área de responsabilidade, todas as organizações e todos os atores locais: as organizações não governamentais, as associações de mulheres, as associações de jovens. Por que a comunidade “é o interveniente principal. É a comunidade que deve dizer à missão quais são as suas necessidades”.

Princípios das Nações Unidas

Já o comandante Anjos, da Unidade de Manobras da Força de Reação Imediata portuguesa, atua na condução das operações.

O seu cargo tem três unidades escalão pelotão, com 30 elementos cada.  A Unidade de Manobras pode executar qualquer intervenção que “cumpra os princípios da lei internacional e o mandato das Nações Unidas”.

O militar destaca o orgulho por representar Portugal e sua bandeira na organização.

O secretário-geral elogia a “dedicação em ajudar as sociedades a afastarem-se do conflito, em direção e um futuro mais pacífico e próspero para todos” em mensagem sobre o Dia dos Boinas-Azuis das Nações Unidas.

Bandeira da ONU

António Guterres considera os pacificadores “heróis e heroínas” com origens culturais diversas e provenientes de diferentes países com a meta comum de proteger os mais vulneráveis e nações em situações de conflito.

Desde 1948, mais de 1 milhão de mulheres e homens serviram em operações de paz.

Hoje, cerca de 87 mil pessoas estão em operações sob a bandeira da ONU.  Nessas funções 4,2 mil pessoas perderam a vida.

Na homenagem, o líder da ONU destaca que “a paz é conquistada quando os governos e sociedade unem forças para resolver as diferenças através do diálogo”.

Riscos e obstáculos

Guterres lembra que “em todo o mundo, as forças de paz da ONU trabalham com Estados-membros, sociedade civil, organizações humanitárias, meios de comunicação, comunidades que servem e muitos outros, para promover a paz, proteger civis, promover os direitos humanos e o estado de direito e melhorar a vida de milhões de pessoas”.

Os desafios enfrentados pelos capacetes azuis incluem o aumento da violência que coloca as operações em maior risco.

A pandemia de Covid-19 e as restrições impostas para conter infecções foram obstáculo para a concretização das missões.

Conselho de Segurança

Foi em abril de 2014 que o Conselho de Segurança autorizou o envio da Missão da ONU na República Centro-Africana, Minusma.

O país enfrenta desafios nos campos humanitário, de segurança, de direitos humanos, a par da crise política cujo impacto se estende pela região.

O mandato das Nações Unidas envolve facilitar a entrega de ajuda, promover os direitos humanos, apoiar a justiça e o Estado de Direito.

A intervenção internacional apoia ainda o processo de desarmamento, desmobilização, reintegração e repatriamento de civis.

*Uma reportagem da ONU News Português em parceria com Vladimir Monteiro, equipe de comunicação da Minusca, e António Ferrari, do Unric-Bruxelas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Representante humanitária da ONU para Gaza apela por reconstrução rápida
Ajuda humanitária

Representante humanitária da ONU para Gaza apela por reconstrução rápida

há 22 minutos atrás
Representante humanitária da ONU para Gaza apela por reconstrução rápida
Portugal celebra anos de avanços gerados pela Revolução dos Cravos
ONU

Portugal celebra anos de avanços gerados pela Revolução dos Cravos

25/04/2024 21:45
Portugal celebra anos de avanços gerados pela Revolução dos Cravos
Gaza: Calor de 40ºC e falta de água ameaçam ainda mais a vida dos deslocados
Ajuda humanitária

Gaza: Calor de 40ºC e falta de água ameaçam ainda mais a vida dos deslocados

25/04/2024 20:45
Gaza: Calor de 40ºC e falta de água ameaçam ainda mais a vida dos deslocados
Haiti vive pior crise humanitária desde terremoto de 2010
Ajuda humanitária

Haiti vive pior crise humanitária desde terremoto de 2010

25/04/2024 19:45
Haiti vive pior crise humanitária desde terremoto de 2010
50 Anos da Revolução dos Cravos: Portugal celebra o Dia da Liberdade
Dia da Liberdade

50 Anos da Revolução dos Cravos: Portugal celebra o Dia da Liberdade

25/04/2024 12:30
50 Anos da Revolução dos Cravos: Portugal celebra o Dia da Liberdade
Últimas Notícias