
Apelidado de Biciletada, o movimento brasileiro acontece fortemente nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.
Em todo Brasil, a última sexta – feira do mês serve para alertar a população sobre a presença dos ciclistas no trânsito. Em Salvador cerca de 50 pedaleiros se reúnem para protestar pacificamente a favor do uso da bicicleta como transporte individual.
“Em Salvador reunimos em torno de 50 ciclistas. No entanto, o movimento não está fechado para ciclistas: pessoas de skate, patinetes e patins, podem participar. A ideia é confraternizar e protestar pacificamente. Usamos placas com mensagens para a população em geral e principalmente motoristas. Também criamos um folheto explicativo e educativo que distribuímos para motoristas para que eles passem a conhecer mais sobre as leis de trânsito que fazem referência à bicicleta”, explica um dos organizadores do movimento na Bahia, Pablo Florentino.
Florentino conta que objetivo é mostrar que é possível termos cidades mais humanas, mais verdes, mais coletivas, mais saudáveis, com mais pessoas nas ruas e fora do carro, criando um outro contato entre as pessoas e a própria cidade.
O movimento é também político, já que propõe melhores alternativas de transportes, tirando o foco do planejamento urbano que dá destaque aos carros. “Tenho participado de discussões públicas sobre mobilidade urbana e a prefeitura, quando se faz presente, entra muda e sai calada”.
Ele conta que é preciso que se crie uma campanha de respeito aos ciclistas e vai além. “Nós discutimos sobre a integração da bicicleta entre os modais como ônibus, planos inclinados e o futuro metrô, por espaços públicos de convivência com infra-estrutura para receber as bicicletas”.
Artur Soares, um dos integrantes da \'bicicletada\' optou por comprar uma bicicleta ainda na adolescência. De lá para cá, embora não tenha se passado muitos anos, ele não se separou mais da magrela. O convívio é diário. Ele pedala de casa, onde reside no bairro do Stiep, até a faculdade de Belas Artes no bairro do Canela ou para qualquer outro lugar. As ladeiras de Salvador não são problemas para o garoto que aos 16 anos viajou de Salvador até Recife na companhia do primo. Os dois foram sozinhos de bicicletas.
Se você tem interesse em participar da bicicletada, basta colocar um capacete, subir em sua bicicleta e seguir o caminho do Rio Vermelho. A concentração acontece no Largo da Mariquita
à partir das 18h30m com saída prevista para às 19h.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mundo
Larry King, apresentador, morre aos 87 anos
23/01/2021 14:05

Mundo
Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos
20/01/2021 15:26

Futebol
Sorteio põe mexicanos ou coreanos em caminho brasileiro no Mundial
20/01/2021 09:57

Tênis
Aberto da Austrália: brasileiros iniciam treinos em meio a quarentena
20/01/2021 07:52

Mundo
Boeing 737-500 some do radar logo após decolar na Indonésia
09/01/2021 10:02