Dourados – MS domingo, 09 de maio de 2021
Dourados
29º max
16º min
Esporte

Copa de malha começa por Glória de Dourados

07 Jul 2011 - 08h46
Copa Regional de Malha segue nos próximos cinco meses em quatro cidades - Crédito: Foto: divulgaçãoCopa Regional de Malha segue nos próximos cinco meses em quatro cidades - Crédito: Foto: divulgação
DOURADOS – A 6ª Copa Regional de Malha começou no último domingo por Glória de Dourados, O evento foi realizado no distrito de Guaçulândia e aconteceu paralelamente aos festejos de aniversário da localidade e contou com a presença do prefeito, Arceno Athas Júnior.

Nesta primeira etapa da Copa participaram 28 duplas. Em 1º lugar ficaram as cidades de Angélica com dez pontos; Nova Alvorada do Sul com seis pontos e em 3º lugar Jatei com quatro pontos. Estão inscritas para essa 6ª competição, Jatei, Gloria de Dourados, Nova Alvorada do Sul, Angélica, e Dourados.

O presidente do Dourados Malha Clube, Wilson Dantas e o radialista Clóvis José da Silva (Negão da Arapuca) explicam que com o inicio do campeonato, não tem mais como outros municípios participarem, no entanto, as duplas, de qualquer uma das cidades participantes, podem ainda se inscrever.

Pode participar pessoa de qualquer idade, segundo os organizadores. “A malha é um esporte que não escolhe a idade, pode participar crianças, jovens, velhos, mulheres”, disse Wilson.

Além disso é um esporte que tem uma característica bastante familiar. “Normalmente é um evento que dura o dia inteiro, reúne as famílias em torno do lazer”, complementou Negão da Arapuca.

A 6ª Copa Regional de Malha, que acontece sempre nos primeiros domingos de cada mês, terá a próxima rodada no dia 7 de agosto, em Angélica; dia 11 de setembro em Nova Alvorada do Sul; 09 de outubro em Jatei e a final em 13 de novembro em Dourados.

HISTÓRIA - Jogava-se malha na França, na Itália, em épocas muito antigas. Fala-se no jogo de malha, em 1490, mas a prova de sua existência vem de um documento francês de 1644.

Em Portugal, esse esporte e o arremesso de ferraduras, sempre foi muito popular, com os nomes de chinquilho ou jogo do fito.

O jogo de malhas, tanto como o de ferraduras, foi trazido para o Brasil por imigrantes portugueses. Documentos apontam que já no período colonial jogava-se malha em todo o país.

Há documentos que provam ser a malha um esporte praticado em São Paulo, na rua 25 de Março, desde 1890. Os trabalhadores, terminado o seu dia de trabalho e participavam do jogo de malha como divertimento. Usavam peças rudimentares como pedras, ferraduras, pedaços de chapas de ferro, variando de formato e tamanho. Os pinos não tinham o padrão certo, tudo servia. Era considerado um esporte ou divertimento de pessoas humildes.

FORMA DE JOGAR - Cada equipe é constituída por dois jogadores (parceiros). Para jogar, os parceiros colocam-se cada um em uma cabeceira do campo, de modo a ficarem lado a lado com o adversário. Os dois primeiros jogadores (adversários) a iniciarem o jogo, terão duas malhas para cada um, que lançarão alternadamente procurando derrubar o meco da outra cabeceira e ou deixar a malha o mais próximo possível e assim sucessivamente.

Quanto as regras, em todo e qualquer jogador que ao lançar a malha ultrapasse o risco de lançamento previamente marcado pela organização, poderá ser advertido e mesmo sancionado.


Cada partida terá cinco jogos no máximo, vencendo neste caso a equipe que ganhar três jogos. Dependendo do número de equipes inscritas, cada partida poderá ter apenas três jogos, vencendo neste caso, a equipa que ganhar dois jogos.

A classificação até á semi final será feita por eliminação direta, realizando-se sempre que se justifique, sorteio para se ver quem joga contra quem, até á obtenção de uma classificação final.
Cada jogo termina aos 45 (quarenta e cinco) pontos e ganha a equipa que primeiro os conseguir atingir.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil garante três vagas no Pré-Olímpico de Saltos Ornamentais
Esportes

Brasil garante três vagas no Pré-Olímpico de Saltos Ornamentais

03/05/2021 17:00
Brasil garante três vagas no Pré-Olímpico de Saltos Ornamentais
Brasil garante mais uma vaga olímpica na canoagem velocidade
ESPORTE

Brasil garante mais uma vaga olímpica na canoagem velocidade

01/05/2021 07:20
Brasil garante mais uma vaga olímpica na canoagem velocidade
Esporte

Brasil luta por vagas olímpicas na Copa do Mundo de Saltos Ornamentais

30/04/2021 13:15
Em noite de Fred, Fluminense vence Santa Fe na Libertadores
Futebol

Em noite de Fred, Fluminense vence Santa Fe na Libertadores

29/04/2021 09:00
Em noite de Fred, Fluminense vence Santa Fe na Libertadores
Corinthians vence Santos na Vila Belmiro
ESPORTE

Corinthians vence Santos na Vila Belmiro

26/04/2021 08:45
Corinthians vence Santos na Vila Belmiro
Últimas Notícias