Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
25º
UEMS - Pantanal
Sulamericana

Atlético-PR vence Junior-COL nos pênaltis e é campeão com recorde de público

13 Dez 2018 - 08h11Por da Redação
Atlético-PR vence Junior-COL nos pênaltis e é campeão com recorde de público - Crédito: Liamara Polli/Photo Premium/Folhapress Crédito: Liamara Polli/Photo Premium/Folhapress

Diante de 40.263 pessoas, o maior público da história da Arena da Baixada, em Curitiba, o Atlético-PR sofreu ao máximo e esteve perto da derrota várias vezes, mas venceu o Junior Barranquilla nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, e conquistou o título da Copa Sul-Americana.

O Furacão, que havia arrancado uma igualdade também em 1 a 1 há uma semana, em Barranquilla, foi melhor no primeiro tempo e fez 1 a 0, com gol do matador Pablo. Entretanto, a partir da segunda etapa, o Junior dominou, marcou um na etapa final, com o experiente Teo Gutiérrez, e ainda poderia ter virado o placar no tempo extra, mas Barrera desperdiçou uma penalidade.

Os indícios dados pela equipe colombiana, com péssimo aproveitamento em pênaltis em competições internacionais, se confirmaram. A equipe rubro-negra venceu por 4 a 3 na disputa decisiva e levantou sua primeira taça continental em competições oficiais, 13 anos depois de ter sido vice-campeã da Taça Libertadores.

O Atlético, aliás, estará na Libertadores do ano que vem e ainda disputará a Recopa Sul-Americana contra o River Plate, com jogos nos dias 20 de fevereiro, em Curitiba, e 6 de março, em Buenos Aires.

De quebra, o time rubro-negro enfim conquistou o recorde de público na sua casa, que pertencia ao Paraná, com 39.414 torcedores na vitória sobre o Internacional por 1 a 0, pela Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado.

O Atlético entrou em campo para a decisão com equipe completa. Pablo chegou a ser dúvida por ter sentido o tornozelo na ida, há uma semana, mas jogou e foi decisivo. No Junior, o lateral-esquerdo Gabriel Fuentes e o atacante Teo Gutiérrez, capitão da equipe', voltaram depois de terem cumprido suspensão.

O clube paranaense anunciou na terça-feira uma reformulação na identidade visual, com novo escudo e novos uniformes, além de ter voltado a se chamar "Athletico", mas as novidades só serão usadas a partir do ano que vem.

O Furacão começou o jogo com tudo, pressionando o 'Tiburón', e esteve perto de abrir o placar aos cinco minutos do primeiro tempo. Nikão teve falta para cobrar na ponta e optou por encher o pé em vez de cruzar de maneira mais colocada. Pablo desviou de cabeça e tirou tinta do travessão.

Sufocado até então, o Junior teve a primeira chance aos 12 minutos, em bom passe de Gutiérrez para Barrera, mas o chute de primeira também foi por cima. Na resposta atleticana, aos 14, Lodi levantou, e Cirino cabeceou da direita para o meio buscando Pablo, mas Pérez cortou pelo alto.

A pressão dos donos da casa foi aumentando e o gol parecia questão de tempo. Aos 23, Renan Lodi teve espaço pela esquerda, bateu forte e parou em bonita defesa de Viera.

Até que aos 25 minutos a torcida rubro-negra pôde comemorar. O time colombiano saiu jogando errado, Léo Pereira recolheu e deu para Pablo. O centroavante tabelou com Raphael Veiga, recebeu na entrada da área e bateu rasteiro de primeira para acertar o canto direito e fazer 1 a 0.

O Junior até passou a atacar mais após ficar em desvantagem, mas cometia muitos erros. Aos 35, Barrera cruzou da direita e Gutiérrez já estava pronto para cabecear para a rede, mas Thiago Heleno se antecipou e fez corte providencial.

Ainda antes do intervalo, aos 44 minutos, Nikão recuperou no campo de ataque e passou para Lucho González. O argentino bateu de primeira e cedeu tiro de meta.

Na volta do vestiário, com menos de um minuto, Pablo quase aumentou a diferença. Rapahel Veiga fez mais um ótimo passe para o camisa 5, que arrematou cruzado. Viera desviou levemente, mas o suficiente para colocar para escanteio.

Porém, o lance foi isolado. O Junior retornou do intervalo com tudo na busca pelo empate. As duas primeiras investidas, aos oito e aos 11, foram de Díaz, mas a primeira ficou em intervenção de Santos, e a segunda foi bloqueada por Jonathan no carrinho.

Aos 12, aconteceu o empate. Díaz cobrou escanteio pela esquerda, Díaz desviou na primeira trave e Gutiérrez completou para a rede na saída do goleiro atleticano, que desta vez nada pôde fazer.

Os visitantes não se contentaram com a igualdade e continuaram em cima. Aos 14 minutos, Gutiérrez puxou contra-ataque pela direita e deu para Cantillo, que colocou Díaz na cara do gol. Entretanto, o camisa 23 chutou fraco e Santos salvou.

Só dava Junior, e a virada parecia iminente. Aos 21, Gutiérrez dominou perto da meia-lua, cortou da esquerda para o meio e finalizou a centímetros da trave direita. Dois minutos depois, Díaz acertou a rede, mas pelo lado de fora.

Acuado, o Atlético foi se soltando, mas criava pouco e ainda passava por apuros em contra-ataques dos visitantes. Aos 32, González, que entrou em lugar de Sánchez, limpou dois defensores, mas teve o chute interceptado pelo terceiro. Mais tarde, aos 37, o próprio González foi ao fundo pela direita e rolou para Teo, que poderia ter batido ou tocado de primeira, mas optou pelo domínio, errou e facilitou o corte.

Os donos da casa ainda estiveram perto de evitar a prorrogação em duas ocasiões, ambas com Nikão, mas a bola não entrou. Aos 46 minutos, Raphael Veiga cobrou falta e o meia cabeceou em cima do goleiro. Aos 48, ele bateu de primeira da entrada da área, rente ao poste esquerdo.

O Atlético se organizou melhor para o tempo extra, mas o Junior ainda incomodava. Aos seis minutos da etapa inicial, Gutiérrez matou no peito na área e emendou uma meia-bicicleta, mas mandou por cima.

A prorrogação foi emocionante, com chances para os dois lados. Aos 12 minutos, González cortou Thiago Heleno na área, caiu e pediu pênalti, mas nada foi marcada. No contra-ataque, pela esquerda, Rony deixou dois na saudade, mas foi derrubado com falta pelo segundo.

O cansaço não influenciou no talento e na categoria de Gutiérrez, que aos três minutos do segundo tempo fez lindo lançamento para González, que passou por Jonathan e sofreu pênalti de Santos. Mas, assim como na semana passada, o Junior errou. Pérez havia batido no travessão em Barranquilla, e na última quarta Barrera isolou. Foram oito erros nas últimas nove cobranças em torneios internacionais durante o tempo normal ou prorrogações.

Na disputa derradeira, o time colombiano até acertou três vezes, com Narváez, Pérez e o goleiro Viera, mas errou outras duas, com Fuentes e Gutiérrez. O Atlético acertou quatro, com Jonathan, Raphael Veiga, Bergson e Thiago Heleno, e foi campeão apesar da falha de Renan Lodi.

Ficha técnica:.

Atlético-PR Santos; Jonathan, Léo Pereira, Thiago Heleno e Renan Lodi; Bruno Guimarães, Lucho González (Wellington), Raphael Veiga e Nikão (Marcinho); Marcelo Cirino (Rony) e Pablo (Bergson). Técnico: Tiago Nunes.

Junior Barranquilla: Viera; Piedrahita, Gómez (Ávila), Pérez e Fuentes; Cantillo, Narváez, Sánchez (González) e Barrera (Moreno); Teo Gutiérrez e Díaz. Técnico: Julio Comesaña.

Árbitro: Roberto Tobar (Chile), auxiliado pelos compatriotas Christian Schiemann e Claudio Ríos.

Cartões amarelos: Jonathan e Wellington (Atlético-PR); González, Narváez, e Gómez e Piedrahita (Junior Barranquilla).

Gols: Pablo (Atlético-PR); Teo Gutiérrez (Junior Barranquilla).

Pênaltis: Jonathan, Raphael Veiga, Bergson e Thiago Heleno acertaram - Renan Lodi errou (Atlético-PR); Narváez, Pérez e Viera acertaram - Fuentes e Gutiérrez erraram (Junior Barranquilla).

Estádio: Arena da Baixada, em Curitiba.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

São Paulo vence Barcelona-EQU na estreia de Zubeldía
Copa Libertadores

São Paulo vence Barcelona-EQU na estreia de Zubeldía

25/04/2024 22:30
São Paulo vence Barcelona-EQU na estreia de Zubeldía
João Fonseca vence de virada estreia em Madri, seu 1º Masters Mill
Esporte

João Fonseca vence de virada estreia em Madri, seu 1º Masters Mill

25/04/2024 20:15
João Fonseca vence de virada estreia em Madri, seu 1º Masters Mill
Canoagem velocidade do Brasil conquista mais duas vagas em Paris
Esporte

Canoagem velocidade do Brasil conquista mais duas vagas em Paris

25/04/2024 20:05
Canoagem velocidade do Brasil conquista mais duas vagas em Paris
Palmeiras vence o Independiente del Valle em mais uma virada épica
Copa Libertadores

Palmeiras vence o Independiente del Valle em mais uma virada épica

24/04/2024 23:30
Palmeiras vence o Independiente del Valle em mais uma virada épica
De Naviraí a Bodoquena: Ciclistas do Pata de Onça alcançam pódios em competições de MS
Esporte

De Naviraí a Bodoquena: Ciclistas do Pata de Onça alcançam pódios em competições de MS

24/04/2024 19:30
De Naviraí a Bodoquena: Ciclistas do Pata de Onça alcançam pódios em competições de MS
Últimas Notícias