Dourados – MS quarta, 02 de dezembro de 2020
Dourados
33º max
23º min
Influx
Imaculada-Mobile
Informe C

Esse ano, São Pedro não ajudou

04 Mar 2016 - 09h51
Esse ano, São Pedro não ajudou -
O excesso de chuvas está levando para o ‘bebeléu’ parte da safra de soja na Grande Dourados, com reflexos na produção estadual. Além de não alcançar a previsão de 7,4 milhões de toneladas esperadas para este ano, a safra 2015/2016 de soja pode não chegar nem mesmo ao volume do ano passado no Estado -- 7 milhões de toneladas. Segundo a Aprosoja/MS existem áreas com 100% de perda do de grãos. Um grande produtor douradense que planta em Rio Brilhante e Ponta Porã disse ao "Informe C" que calcula sua perda de 60 mil sacas pelas chuvas. A boa noticia é de que a partir de agora o tempo irá abrir, permitindo a retomada da colheita. Ontem o dia já foi ensolarado em Dourados, indicando uma mudança climática.

##### Bem claro


O depoimento do delegado de Polícia Federal, Marcelo Alexandrino de Oliveira, foi bem esclarecedor na reunião da CPI do Cimi, realizada na quarta-feira da Assembleia sobre a participação do Conselho Indigenista Missionário como apoiador das invasões de fazendas. Durante as investigações foram periciados o notebook e gravador de um jornalista do Cimi. "Houve crime de resistência por parte dos indígenas e os integrantes do Cimi instigaram os índios a praticarem o crime de resistência" na desocupação da fazenda Buriti, em Sidrolândia, em 2013. No notebook foi encontrado arquivo que ensinava confeccionar armas artesanais, minas terrestres, gás lacrimogênio com produtos de limpeza e como realizar fraudes bancárias.

##### Tá feio


Você já teve alguma doença veiculada pelo Aedes aegypti?  Essa a pergunta da enquete do jornal eletrônico Douradosagora. E a situação é preocupante. Responderam que sim, a dengue,  48,33%; Nenhuma,  38,33%; Tive sintomas semelhantes, mas não verifiquei , 6,67%; Não sei, 3,33%; as três (dengue, chikungunha e zika) 1,67%; e duas destas, 1,67%.

##### Engordando


O deputado federal Geraldo Resende antecipou que já tem o apoio de sete partidos, incluindo, claro, o seu PMDB para disputar a Prefeitura de Dourados. "Já temos o apoio do PSD, PTB, PDT, SDD, PEN e PSC. E estamos ainda discutindo possível apoio do DEM, com o deputado Zé Teixeira, e com o governador Reinaldo Azambuja, com o PSDB", revelou Resende.

##### Mãos à obra


Como prometido pelo responsável pelo setor de tapa-buraco, Vanderlei Carneiro, a administração municipal vai retomar, agora, com o tempo firme, a recuperação de ruas e avenidas de Dourados. Hoje, a falta de manutenção do asfalto e das ruas de terras são as principais queixas da população. Basta ouvir o quadro "Boca do Povo", do programa Espaço Aberto, na Grande FM(92,1). A longa temporada de chuva, danificou demais o asfalto e hoje a cidade está tomada por buracos. Mas, Carneiro disse que desenvolveu um material capaz de tapar a buraqueira mesmo com umidade.

##### Azarado


A forte chuva de 92 milimetros que caiu durante a madrugada de quarta-feira deixou grandes estragos em Campo Grande. Como se a Capital não tivesse tantos ‘abacaxis’ para descascar. O prefeito Alcides Bernal (PP) verificou alguns pontos da cidade atingidos pelas chuvas e revelou que aguarda R$ 30 milhões de recursos do governo federal para reparação do prejuízo e obras de contenção.

##### É pouco


De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação (Fetems) Roberto Botareli informou que apenas 12 dos 79 municípios concederam o reajuste nacional aos professores municipais: Itaporã, Selvíria, Costa Rica, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Pedro Gomes, Dois Irmãos do Buriti, Camapuã, Porto Murtinho, Rio Verde, Alcinópolis e Terenos.


### BATE REBATE


O vereador Adãozinho Dauzacker, de Ponta Porã, deixou o PT essa semana. Era o único do partido na Câmara.

O proprietário de um ferro velho no bairro Guanandi, foi preso pela segunda vez acusado de crime ambiental, após descumprir 10 notificações da Prefeitura de Campo Grande para que limpasse o local onde foram detectados focos do mosquito Aedes aegypti.

O senador Telmário Motta (PDT-RR) é o novo relator do processo contra Delcídio  do Amaral (PT) no Conselho de Ética do Senado. 

Do jornalista Ricardo Noblat: "Lula é como Iemanjá. Vive de oferendas".

A economia brasileira fechou 2015 em queda de 3,8% em relação ao ano anterior, de acordo com os números divulgados ontem pelo IBGE. Em valores, o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) chegou a R$ 5,9 trilhões. Apenas a agropecuária cresceu 1,8%.


### INFORME CURURU


Eu aqui preocupado com a minha unha encravada e você aí com a eleição...

Deixe seu Comentário

Leia Também

“Festival Mba’e Porã” em prol dos Guarani e Kaiowá começa nesta sexta-feira (7)
Cultura solidária

“Festival Mba’e Porã” em prol dos Guarani e Kaiowá começa nesta sexta-feira (7)

07/08/2020 09:15
“Festival Mba’e Porã” em prol dos Guarani e Kaiowá começa nesta sexta-feira (7)
Últimas Notícias