Dourados – MS quinta, 24 de setembro de 2020
Dourados
33º max
17º min
Informe C

As articulações sempre tem explicação

13 Jul 2016 - 06h00
As articulações sempre tem explicação -
Não foi sem interesse político, a adesão do PTB de Dourados à campanha do deputado federal Geraldo Resende (PSDB) com direito à declaração de apoio do ex-prefeito Nelsinho Trad, agora presidente regional petebista. Explica-se: o acordo fechado com o PSDB pode levar de volta à vida pública o seu irmão, o ex-deputado federal Fábio Trad, primeiro suplente da coligação que reelegeu Geraldo para a Câmara. Como na política ninguém dá nó sem ponta, a coligação PSDB/PTB foi franciscana, ou seja, é dando que se recebe.

##### Afiando


A vereadora Délia Razuk (PR) ainda não anunciou oficialmente os partidos que estarão ao seu lado na campanha. Trabalha na surdina, faz costuras políticas e pode fazer surpresas, no dia 16 de julho, quando fará o lançamento da sua pré-campanha a prefeita. A luta pelas coligações partidárias é o primeiro obstáculo a ser vencido, já que a "briga" pelos apoios é grande com tantos candidatos à cadeira de Murilo Zauith.

##### Licença


O estado de saúde da deputada estadual Antonieta Amorim (PMDB), 53 anos, inspira cuidados, e ela poderá ser substituída na Assembleia Legislativa por Délia Razuk (PR), 1ª suplente da coligação. Caso a vereadora não queira assumir devido a sua futura campanha à prefeita, seria chamado o segundo suplente. Antonieta foi submetida a cirurgia devido a um aneurisma cerebral no dia 8 de abril, no Hospital São José, em São Paulo. O regimento interno da Assembleia prevê que, para o caso de licença maior de 120 dias, o suplente será convocado. 

##### Foi...


Deixando o PMDB órfão, o ex-governador André Puccinelli confirmou sua desistência à disputa da Prefeitura de Campo Grande. E agora? Agora, é juntar os cacos e apoiar a candidatura de Rose Modesto (PSDB). Mas é provável também que o partido libere os seus filiados para apoiar quem quiser. André bem que tentou lançar os senadores Waldemir Moka ou Simone Tebet, ou ainda o deputado federal Carlos Marun. Mas, todos não aceitaram a proposta. Pucinelli mantêm, assim, a função de  "vovorista", ou seja, motorista dos netos.

##### Congestionou


Na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, o total de candidatos chegou a 12 nomes, entre eles, está o de Carlos Marun (PMDB) de Mato Grosso do Sul. A Câmara usará urna eletrônica na eleição de seu novo presidente. Pelas regras propostas, os deputados terão até às 12h de hoje para registrar as candidaturas. A votação será a partir das 16h. Para ser eleito, o deputado precisará da maioria absoluta: 257 votos. Caso ninguém consiga atingir esse número, haverá 2º turno.

##### Repetição


A Justiça do Paraguai condenou 11 pessoas pelo confronto ocorrido no dia 15 de junho de 2012, que ficou conhecido como "massacre de Curuguaty", distrito do departamento de Canindeyú, a 86 km de Paranhos. Na ocasião, 17 pessoas morreram, entre camponeses e policiais. O episódio selou o destino político do então presidente Fernando Lugo, responsabilizado pelas mortes e cassado uma semana depois. Esse caso lembra o chamado massacre de Eldorado dos Carajás foi quando 19 sem-terra morreram   em 17 de abril  de 1996 no município de Eldorado dos Carajás, no sul do Pará, decorrente da ação da Polícia Militar.

##### Em alerta


Dia 19 de julho, às 15h, em Brasília, os grãos Mestres das 27 Grande Lojas Maçônicas do Brasil serão recebidos em audiência pelo presidente interino Michel Temer. Sebastião Nogueira Faria, de Mato Grosso do Sul, confirmou presença em Brasília para também defender os posicionamentos da Maçonaria contra a corrupção e outros temas de interesse da Nação.


### BATE REBATE


O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) fez, anteontem , o repasse de R$ 7 milhões para a Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul. Este recurso será aplicado em 63 projetos de todos cursos de graduação e pós-graduação da UEMS.

O "Jornal da Band", desde anteontem, é o primeiro da TV aberta brasileira transmitido ao vivo pelo Facebook.

Mato Grosso do Sul é, hoje, o 5º Estado com maior transparência na prestação de contas; há um ano e meio, estava em último lugar, com nota 1,4 e , hoje, é de 9,1.

Do dia 20 de julho até 5 de agosto, os partidos estão autorizados a promover as convenções para escolha dos candidatos que vão disputar os cargos de prefeito, vice e a vereador. 

A UFGD é a primeira de Mato Grosso do Sul a criar curso de mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. As inscrições  para a primeira turma estão abertas até o dia 29 de julho.


### INFORME CURURU


Lei da vida: quanto mais bom você é, mais a pessoa acha que pode te fazer de trouxa

Deixe seu Comentário

Leia Também

“Festival Mba’e Porã” em prol dos Guarani e Kaiowá começa nesta sexta-feira (7)
Cultura solidária

“Festival Mba’e Porã” em prol dos Guarani e Kaiowá começa nesta sexta-feira (7)

07/08/2020 09:15
“Festival Mba’e Porã” em prol dos Guarani e Kaiowá começa nesta sexta-feira (7)
Últimas Notícias