Dourados – MS domingo, 26 de setembro de 2021
Dourados
36º max
19º min
Institucional - Setembro
Ação de Governo

Com Programa Avançar Cidades, Sanesul leva saneamento para milhares famílias de Rio Verde

24 Abr 2021 - 07h00Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul
Com Programa Avançar Cidades, Sanesul leva saneamento para milhares famílias de Rio Verde - Crédito: Arquivo Sanesul Crédito: Arquivo Sanesul

Por meio do Programa Avançar Cidades, a Sanesul investe em obras de ampliação de coleta e tratamento de esgoto no município de Rio Verde de Mato Grosso, norte do Estado. A obra, com recursos próprios da empresa, tem investimento na ordem de R$ 2,6 milhões.

A ampliação está sendo realizada nos bairros Villa Nova, Manoel Mariano, Vila Carmem e Villa Rosa. Ao todo, serão 19,4 km de rede coletora de esgoto e 1.118 ligações domiciliares.

De acordo com o supervisor da unidade de Rio Verde, Marcelo Pielli, essa obra atende uma região importante da cidade, são bairros residenciais que necessitam desse saneamento e vem complementar algumas outras obras que já foram feitas pela Sanesul. “Esse novo pacote de obras dará maior utilização nas duas elevatórias que já foram executadas em outro momento,” explica.

O Engenheiro e Coordenador Técnico II da Regional de Coxim, Rodrigo Pereira Rodrigues, lembra que a coleta e o tratamento do esgotamento sanitário são extremamente importantes para a saúde pública e para o meio ambiente. “A coleta e tratamento de esgoto evitam contaminação e doenças para a população. O foco do tratamento dos esgotos é contribuir com a saúde da população e preservar o meio ambiente, especialmente garantindo a qualidade das águas de lagoas, rios, mares e até de reservatórios subterrâneos, ou seja, os aquíferos”, explica.

Ressaltando a importância dos investimentos feitos em todas obras da Sanesul, principalmente em coleta e tratamento de esgoto, o coordenador lembra da velha máxima que diz que, “há cada 1 real investido em saneamento, 4 reais são economizados na saúde. Então esses investimentos faz com que a qualidade de vida da população melhore muito.”

Rodrigues ainda fala da parceria entre a Sanesul e a empresa Ambiental MS Pantanal, do grupo Aegea Saneamento e Participações S.A. que tem como meta, a universalização do esgotamento sanitário nas 128 localidades (municípios e distritos) do Estado onde a companhia opera, em até 10 anos. “A meta são 10 anos, mas pretendemos fazer isso em menos tempo. Graças a essa Parceria Público Privado, que já está em processo de transição com a Sansul e a partir do dia 5 de maio assume a parte de operação, coleta e tratamento do esgotamento sanitário nos 68 municípios e 60 distritos atendidos pela Sanesul.”

Adriana Queiroz, Segov
Fotos: Arquivo Sanesul

Deixe seu Comentário

Leia Também

Alunos de Dourados vão criar satélite para monitorar queimadas no Pantanal
Tecnologia

Alunos de Dourados vão criar satélite para monitorar queimadas no Pantanal

29/08/2021 11:00
Alunos de Dourados vão criar satélite para monitorar queimadas no Pantanal
Últimas Notícias