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Telefonia e energia lideram reclamações no Procon em Dourados

15 Mar 2020 - 07h00Por Cristina Nunes - Especial para O PROGRESSO
Telefonia e energia lideram reclamações no Procon em Dourados - Crédito: A. frota Crédito: A. frota

De janeiro até o início de março o Procon (Programa de Proteção e Defesa ao Consumidor) registrou 1466 atendimentos em Dourados, a maioria das reclamações é em relação aos serviços de telefonia e energia elétrica.

A Telefônica Brasil S.A, lidera o ranking com 11,26% dos registros, seguidos de Energisa com 7,98%; OI S/A com 4,91; Banco Bradesco com 2,73% e Banco Pan com 2,66%.

Com base no Sindec (Sistema nacional de informação e defesa do consumidor), em Dourados, o maior motivo de reclamações hoje, é por não cumprimento da oferta, bem como cobranças indevidas, e ainda a dificuldade que os consumidores tem de se comunicarem com as empresas.

Serviços de auxílio do Procon em Dourados ajudam consumidor comprar produtos mais baratos

Além de receber reclamações dos consumidores e realizar processos administrativos para apurar e se preciso for sancionar as más práticas dos fornecedores, o Procon oferece outros serviços que auxiliam o consumidor, como por exemplo a divulgação frequente de listas de empresas com mais casos de reclamação.

Outra atividade relevante do Procon é a divulgação de pesquisas de preços, revelando qual tem sido a variação no valor de produtos muito consumidos, como a carne, cesta básica, gasolina, material escolar. Essa pesquisa ajuda a população a tomar decisões de compra, já que oferece um referencial dos maiores e menores preços.

Isso significa que o consumidor que acompanha essas listas provavelmente não vai comprar no primeiro estabelecimento. Ele vai pesquisar um pouco mais, porque sabe qual é o menor preço que pode encontrar em outro lugar.

De acordo com o diretor administrativo do Procon Antonio Marcos Marques, é preciso ficar atento aos preços diferentes na hora da compra, ao passar no caixa em loja física ou confirmar o pagamento em loja virtual, o consumidor deve conferir se o preço é igual ao anunciado. É dever do fornecedor cumprir o preço exibido nas prateleiras e nos anúncios, conforme artigo 30 do CDC.

Negociação de dívidas

O Procon funciona com envolvimento direto com os consumidores e suas causas, para que, dessa forma, exerça a sua função e cumpra as suas principais atribuições junto ao direito do consumidor, protegendo, educando, orientando e informando os consumidores para o pleno e consciente exercício de seus direitos.

O órgão também vem desenvolvendo iniciativas para facilitar a negociação de dívidas entre consumidores e fornecedores. Em alguns casos são eventos de mutirão, e campanha realizada anualmente.

Nesses casos, o papel do órgão é criar um canal para a comunicação que nem sempre existe de maneira direta, com o fornecedor.

No ano de 2019 pelo Procon foram registrados 7642 atendimentos, sendo que a energisa liderou o ranking com 12,43% dos registros, seguidos da Telefônica Brasil com 11,72%; OI S/A com 4,46%, Banco Bradesco com 2,93% e Claro S.A com 2,42%.

 

 

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